04/03/2019 às 22h06min - Atualizada em 04/03/2019 às 22h06min

Vai pular carnaval? Veja como aproveitar a folia sem comprometer a carreir

Especialistas falam sobre cuidados com postagens em redes sociais, faltas para emendar feriado e trabalhar de ressaca.

Marta Cavallini, G1
Foliãs com "chá de boldo" no bloco Amigos da Vera Holtz. Atriz postou foto "de ressaca" com o chá — Foto: Flávia Mantovani/G1

Quem decide aproveitar o carnaval deve ter em mente que, com o fim da folia, irá retornar à rotina normal e, em caso de estar empregado, voltar ao expediente com os colegas e chefes. Portanto, em tempos de conexão às redes sociais e câmeras por perto, é preciso atenção especial sobre a exposição durante a folia.

Especialistas alertam que, dependendo da forma como os profissionais se expõem, eles podem colocar a credibilidade e a reputação em jogo, podendo perder uma oportunidade de promoção ou até o emprego.

 

Veja abaixo dicas da Robert Half, empresa de recrutamento especializado:

 

 

Fotos

 

Ao postar fotos, tenha cuidado com poses inapropriadas ou em um ambiente que pode te comprometer.

Quando você divulga qualquer conteúdo na rede social, não é possível prever a dimensão que isso tomará. Na verdade, a maioria nem sabe quem realmente está em sua rede e, a partir do momento em que algo é compartilhado, a pessoa está suscetível aos olhares de todos, inclusive da empresa onde trabalha ou daquela que gostaria de trabalhar.

 

Seguidores

 

Preste atenção nos colegas que estão nas fotos com você para não expor ninguém de uma forma indesejada. Ao compartilhar com amigos e familiares os momentos de alegria e celebração, muitas vezes não sabemos quem são os seguidores dessas pessoas e as consequências que uma foto pode trazer para elas. Por isso, assim como você precisa tomar cuidado com as postagens da sua própria imagem, tenha a mesma atenção com outras pessoas.

 

Comentários e curtidas

 

Cuidado com comentários e curtidas em posts de origem duvidosa. Você não é somente o que você posta, mas também o que comenta e curte. Por conta da força que as redes sociais ganharam nos últimos tempos, as empresas as usam como fonte de informações de funcionários e candidatos. Não é possível saber para quem você estará trabalhando no futuro, por isso, atenção com as suas interações para que elas não sejam uma armadilha para sua carreira.
 

Hashtags

 

Cuidado com as palavras e as hashtags que você usa. Não importa se você postou algo no calor do momento. Se algo chamar a atenção dos seus colegas, por exemplo, isso poderá ser usado como forma de gozação e até falta de respeito por parte deles. E suas aventuras carnavalescas também podem chegar às lideranças da empresa e arruinar os seus planos de crescimento e promoção.

 

Temas polêmicos

 

Não entre em discussões acaloradas sobre temas polêmicos. Pode publicar sua opinião política, religiosa ou suas preferências futebolísticas na rede. Mas é preciso prudência quanto ao tom dos posts. Se a pessoa é muito enfática em questões que não estão de acordo com a cultura da empresa, ela vai preferir contratar alguém mais neutro ou que não se exponha tanto.

 

Veja dicas do consultor de carreiras Roberto Recinella:

 

Postagens

 

Todo mundo tem um celular pronto para flagrar os desvios alheios. Por isso, cuidado com envolvimento em brigas, situações de assédio em locais públicos, falar o que não deve devido ao excesso de bebida ou ser pego fazendo algo indecoroso na rua.

Imagine que você esteja numa cidade do interior da Bahia passando o carnaval e encontra aquele diretor linha dura da empresa vestido de Carmen Miranda. Cuidado com a filosofia vale tudo por um “like”, isso pode se tornar um problema quando você volta à vida real na empresa na Quarta-Feira de Cinzas.

 

Rastros na internet

 

Todos deixamos rastros na internet, e muitas pessoas acabam confrontadas na rede por comentários e curtidas antigos. Isso pode soar muito mal no trabalho e até levar à demissão se comprometer a imagem da empresa.

 

Falta ao trabalho

 

Nesta época aumenta o número de colaboradores doentes. Muitos emendam o feriado apresentando atestados falsos e depois aparecem em fotos postadas nas redes sociais curtindo o carnaval. Lembre-se que atestado falso pode provocar demissão por justa causa.

 

 

Ressaca

 

Trabalhar de ressaca ou emendar da balada direto para o trabalho não são atitudes bem vistas pelas empresas. Negocie com o patrão a possibilidade de emendar. Seja honesto e, se não puder, trabalhe, afinal, o que é mais importante: sua carreira ou festejar o carnaval?

 

Comentários maldosos

 

Não faça comentários pejorativos no trabalho sobre postagens alheias. Julgar os outros demonstra imaturidade e falta de flexibilidade, podendo queimar o seu filme na empresa.

 

Abadá no escritório

 

A não ser que a empresa permita ou incentive como uma forma de integração da equipe, jamais vá trabalhar com a roupa com a qual vai sair no bloco. Leve sua roupa de carnaval para se trocar depois do expediente, mas consulte a empresa se isso é permitido.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia