04/03/2019 às 21h26min - Atualizada em 04/03/2019 às 21h26min

Conheça a jovem de 27 anos que está por trás de uma start-up de quase US$ 1 bilhão

Ankiti Bose, dona da plataforma de moda Zilingo, teve a ideia depois de uma visita a um mercado popular na Tailândia

Da Bloomberg News
Ankiti Bose percebeu que pequenos comerciantes sofriam com a falta de acesso à tecnologia, capital e economias de escala Foto: Bloomberg
CINGAPURA — A Zilingo, uma start-up do setor de moda on-line com sede em Cingapura, está perto de atingir o valor de US$ 1 bilhão. Esta semana, a empresa arrecadou US$ 226 milhões, ficando avaliada em US$ 970 milhões, segundo fontes. Por trás dessa história de sucesso está a jovem Ankiti Bose, de 27 anos — uma das mais jovens executivas a comandar uma start-up desse tamanho na Ásia.
Start-ups fundadas por mulheres são raras. Das 239 que existem no mundo avaliadas em, no mínimo, US$ 1 bilhão, apenas 23 foram criadas por mulheres, segundo dados publicados no ano passado pela consultoria Pitchbook.

A diretora executiva da Zilingo, que antes trabalhou como analista da Sequoia Capital, teve a ideia de criar a empresa depois de uma visita ao mercado popular de Chatuchak, em Bangcoc, que conta com mais de 15 mil estandes com produtos de toda a Tailândia.

Durante uma festa em Bengaluru, a "capital tecnológica" da Índia, Ankiti conheceu o engenheiro de software Dhruv Kapoor, que trabalhava na empresa de games Kiwi. Eles decidiram unir seus talentos para criar a start-up Zilingo, com as economias de ambos, que somavam US$ 30 mil.

Ankiti e Kapoor, que atua como diretor de tecnologia, perceberam que pequenos comerciantes sofriam com a falta de acesso à tecnologia, capital e economias de escala.

— Em nossos vinte e poucos anos, tínhamos apenas esse sonho e decidimos ir atrás dele — conta Ankiti.

Seu pai era um engenheiro em uma estatal petrolífera na Índia, o que a levou a família a constantes mudanças. Isso permitiu que Ankiti tivesse contato com diferentes culturas dentro de seu país. Sua mãe abriu mão da carreira acadêmica para educar a filha em casa. Ankiti mostrou-se uma estudante excepcional, cursando Matemática e Economia.

Ela começou a trabalhar na consultoria McKinsey, atuando nas áreas de mídia, tecnologia e comunicações na Índia.'Trabalhava 18 horas por dia. Ankiti conta ter tomado coragem para fazer sua própria empresa depois de ter adquirido experiência avaliando start-ups no Sudeste da Ásia quando trabalhava na Sequoia.

—  Eu estava sempre levantando a mão e dizendo "Ensinem-me tudo" — conta Ankiti sobre os anos que antecederam a criação da Zilingo. — Ralei muito, trabalhando 18 horas por dia, porque era muito divertido.

Comissão de 10% a 20%

A Zilingo começou como uma empresa de marketplace no segmento de moda e estilo de vida, em 2015, para ajudar pequenos comerciantes a alcançarem novos mercados. Foram criados softwares e outras ferramentas, que permitiam o acesso a fábricas, de Bangladesh a Indonésia, e que ainda facilitavam o gerenciamento de remessas e estoques.

Os pequenos empresários anunciam de graça, e a Zilingo cobra uma comissão entre 10% e 20% do valor dos pedidos. No ano passado, a empresa começou a trabalhar com fintechs, a fim de oferecer linhas de crédito a baixo custo para seus clientes.

— Ankiti e sua equipe rapidamente transformaram suas ideias originais sobre a Zilingo em uma empresa de plataforma que atende consumidores de moda, comerciantes, varejistas, marcas e fabricantes — explica Shailendra Singh, diretor da Sequoia Capital, que apoiou a Zilingo na nova empreitada.
Atualmente, a Zilingo tem escritórios em oito países e mais de 400 funcionários.


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