04/03/2019 às 21h19min - Atualizada em 04/03/2019 às 21h19min

Tristan O’Tierney, cofundador da start-up Square, morre aos 35 anos

Com passagens por Apple e Yahoo, cientista da computação lutava contra a dependência química

O Globo
Após deixar a Square, Tristan O’Tierney passou a se dedicar à fotografia Foto: Tristan O’Tierney/Facebook
RIO — Nos últimos anos, o americano Tristan O’Tierney se dedicou à fotografia, após uma breve, mas bem-sucedida carreira na indústria de tecnologia. Ao lado de Jack Dorsey, diretor executivo e cofundador do Twitter, O’Tierney criou a start-up Square, uma das pioneiras na oferta de serviços de pagamento por cartões para empreendedores individuais. Antes, trabalhara em gigantes do Vale do Silício, como Yahoo, Apple e VMware.
“Tristan fez parte da história de fundação da Square e nós estamos profundamente tristes pela sua passagem”, afirmou um porta-voz da Square, à CNBC. “Nossos pensamentos estão com sua família e amigos”.

O’Tierney passou a infância em Adak, no Alasca, onde nasceu em 1º de agosto de 1983, antes de se mudar para Syracuse, em Nova York. Logo após se formar em Ciência da Computação pelo Instituto de Tecnologia de Rochester, se mudou para o Vale do Silício para trabalhar na equipe responsável pelo Yahoo! Messenger. Em 2009, foi convidado por Dorsey para desenvolver o primeiro aplicativo da Square.

Deixou a empresa em 2013 e, desde então, atuou como fotógrafo freelancer. Chegou a ocupar um cargo de direção na Voteraide, uma organização focada no engajamento cívico e político dos americanos, mas seu principal desafio era o vício. Em 2017, O’Tierney tornou pública a sua situação, mas sem informar qual era a sua dependência.

“Como alguns de vocês devem saber, eu estou lutando contra a dependência nos últimos anos. Com alguns sucessos. E muitos fracassos também. A Square me preparou para a vida, mas a doença a levou”, escreveu O’Tierney, em mensagem publicada em outubro do ano passado.
O’Tierney morreu no último dia 23, aos 35 anos. Sua mãe, Pamela Tierney, confirmou a morte do filho neste sábado. À agência Bloomberg, Pamela contou não ter um diagnóstico oficial, mas é provável que a morte esteja relacionada ao vício do filho. Ela foi informada apenas que O’Tierney sofreu uma parada cardíaca e insuficiência renal. Além dos pais, Pamela e Mark Tierney, O’Tierney deixa uma filha de 3 anos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia