28/04/2020 às 14h22min - Atualizada em 28/04/2020 às 14h42min

Pizzas da Itália: as diferentes histórias, tipos e sabores

A pizza é uma das refeições preferidas do mundo, mas, acima de tudo, é uma das favoritas da Itália em todos os seus pratos nacionais. De fato, aproximadamente um milhão de pizzas são consumidas na Itália todos os dias, e pelo menos uma das inúmeras pizzarias em todo o "Bel Paese" é uma parada obrigatória para os visitantes do país.

DINO
http://www.italia.it


A pizza é um dos pratos mais preferidos do mundo, mas, acima de tudo, é uma das favoritas da Itália em todos os seus pratos nacionais. De fato, aproximadamente um milhão de pizzas são consumidas na Itália todos os dias, e pelo menos uma das inúmeras pizzarias em todo o Bel Paese é uma parada obrigatória para os visitantes do país. 

Este alimento ganha mais valor quando consumido em lugares tradicionais - seja na Piazzetta de Capri ou na sombra do Monte Vesúvio em Nápoles, seja nas ruas laterais de Roma ou em uma das antigas aldeias do sul. Os viajantes da Península não são menos propensos a desfrutar de tais experiências. Mesmo uma fatia - a sensação de massa crocante e assada na madeira misturada com tomate quente e queijo derretendo a cada mordida faz deste prato quase uma unanimidade. O nome da pizza está ligado à cidade de Nápoles, onde a fabricação de pizza acabou se transformando em uma autêntica tradição artesanal, passada de pai para filho; e é apenas uma das tradições que simboliza o “Made in Italy” em todo o mundo. 

História
Até agora apreciada e servida em todo o mundo, a pizza é um prato original da culinária italiana, embora sua história ainda seja bastante contestada, com debates sobre seu local de nascimento geográfico e a etimologia de seu nome, entre outros. No entanto, até os povos antigos, como egípcios, romanos e gregos, comiam pães foccaccia muito semelhantes à pizza; e os escritos do ano 1000, encontrados nas cidades italianas de Gaeta e Penne (em Abruzzo), se referem ao termo pizza, que mais tarde também apareceu em outras cidades, incluindo Pesaro, Roma e L'Aquila. 

Apesar da probabilidade de sua data de nascimento antiga, é certo que um pão achatado foi cunhado como pizza em Nápoles por  volta de 1500 (a palavra pizza provavelmente derivada de  Pitta, que lembrará os anglo-saxões do pão grego Pita). Assim, na Itália, a pizza é um ícone no panteão da gastronomia napolitana. 

No menu
Além da variedade de formas - ou seja, redonda na mesa de jantar ou cortada em forma retangular e comida em movimento - a pizza também vem com uma variedade de coberturas e até métodos para personalizá-la ao paladar. 

Naturalmente, a mais famosa das pizzas é a Margherita: criada por um pizzaiolo napolitano em homenagem à rainha Marguerita em 1889, é padrão de pizza - mussarela, tomate, azeite, alho, orégano e manjericão. Esteticamente, é também a mais "patriótica" das pizzas, com seus tomates vermelhos, mussarela branca e manjericão verde representando o tricolor da bandeira italiana. Então, o Marinara básico é feito apenas com tomate, alho, orégano e azeite de oliva - muito diferente das muitas coberturas da Cappricciosa  e do Four Seasons ou Quattro Stagioni : tomate e mussarela como plataforma para cogumelos, alcachofras, presunto, azeitonas e, no primeiro, ovo cozido.
 
Para os amantes de queijo, o Quattro Formaggi  é composto por quatro queijos: mussarela, fontina, gorgonzola e provala. Tão saborosas são as Boscaiola, com cogumelos e linguiça; e pratos mais leves como a pizza branca (sem tomate) com batatas e alecrim. Os turistas costumam pedir sua pizza com cebola, pimentão ou salame, enquanto os paladares mais picante tendem a pedir a Diavola, com salame da Calábria.  

Receitas e ingredientes
A receita da pizza é muito simples e requer apenas alguns ingredientes fundamentais e genuínos: farinha, fermento fresco, água e sal.  

Uma vez que os ingredientes são combinados para formar uma massa, deve-se deixar crescer (o consciente da saúde deve observar que quanto mais tempo cresce, mais fácil é digerir). Depois, a massa deve ser trabalhada para obter uma forma precisa e, finalmente, após várias fases de fermentação, alisadas e niveladas, cobertas conforme desejado e assadas em forno a lenha. 

É muito importante não achatar a pizza com um rolo, mas sim usando as mãos, o que resulta em uma pizza melhor em termos de maciez e consistência. Por último, mas não menos importante, o forno deve ser aquecido com bastante antecedência, para que esteja na temperatura perfeita na hora de cozinhar a pizza.



Website: http://www.italia.it
Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia