24/04/2020 às 20h17min - Atualizada em 24/04/2020 às 20h17min

Deve chover forte em Salvador até dia 29 de abril

De acordo com o chefe da Codesal, Sosthenes Macêdo, a cidade enfrentará chuva ininterruptamente até o dia 29 de abril

Ab Noticia News
Tribuna da Bahia, Salvador
Reginaldo Ipê / Tribuna da Bahia

O período chuvoso que atinge a capital baiana com intensidade desde o início da semana ficou ainda mais na quinta-feira (23), fazendo com que a Defesa Civil de Salvador (Codesal) entrasse em nível de alerta para risco muito alto de deslizamentos. Seguindo protocolo preventivo, o órgão acionou a sirene no bairro de Bom Juá e evacuou a região, levando moradores para um abrigo. No mesmo dia, houve registro de soterramentos, com duas pessoas mortas.

De acordo com o chefe da pasta, Sosthenes Macêdo, a cidade enfrentará chuva ininterruptamente até o dia 29 de abril. “O que nos chama a atenção é de que entre hoje, quinta-feira, e sexta, nós teremos chuvas ainda mais fortes, levando aí até o próximo domingo com chuvas intensas”, disse.

Considerado serviço essencial durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Codesal segue atuando 24 horas por dia, sete dias da semana. O órgão está focado na Operação Chuva, que vai de abril a junho. Para isso, foram adotadas medidas de prevenção, conforme explicou Sosthenes à reportagem.

Ao entrar e sair da sede do órgão, na Avenida Bonocô, os agentes passam por higienização. “Instalamos pias nas áreas externas do órgão. Temos vários dispenser de álcool em gel. E, aqueles que chegam ao órgão para fazer algum atendimento, também nos fornecemos a máscara, mesmo que descartável, para que façamos nossa parte no afastamento desse risco para todos nós”, informou.

Ele aproveitou para fazer um pedido à população, sobre os chamados de emergência feitos por meio do Disque 199, para que sejam feitos somente em casos de risco. “Possíveis escorregamentos de terra, rachadura ou fissuras nas edificações, é necessário fazer o contato com a Codesal para que um profissional habilitado pelo órgão – seja engenheiro, arquiteto, algum técnico nosso – possa ir à campo realizar a vistoria e afastar o risco da vida da pessoa”, explicou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia