24/04/2020 às 20h11min - Atualizada em 24/04/2020 às 20h11min

Com risco de deslizamentos, sirene de alerta é acionada no bairro de Castelo Branco

Chuva na capital baiana é registrada desde quarta-feira (22) e se intensificou na quinta-feira (23) e nesta sexta (24). Alagamentos foram registrados em pontos da cidade

Ab Noticia News
Tribuna da Bahia, Salvador
Reprodução / Cid Vaz / TV Bahia

A sirene de alerta da comunidade conhecida como Moscou, no bairro de Castelo Branco, em Salvador, foi acionada na manhã desta sexta-feira (24), por causa das fortes chuvas que atingem a capital baiana.

O alerta é para que as pessoas deixem suas casas, devido ao acumulado de chuva nas últimas 72 horas, informou a Defesa Civil (Codesal). Com o terreno encharcado, há risco de deslizamento de terra na região. A chuva cai em Salvador desde quarta (22), mas se intensificou na quinta (23) e nesta sexta.

"Queria aproveitar a oportunidade para reforçar o apelo que todo o ano no período de chuva fazemos à população. Existem áreas de elevado risco da nossa cidade, onde temos o sistema de alerta e alarme. Ontem, antes de ir para Brasília, eu fui consultado pela Defesa Civil, quando do acionamento das sirenes na região do Bom Juá. Autorizamos o funcionamento. Hoje pela manhã estamos acionando as sirenes na região de Castelo branco, e aí fica o apelo à população, aos moradores dessa localidade, ou dessas localidades, onde há o acionamento das sirenes, que saiam das suas casas, sigam as orientações da prefeitura", disse o prefeito ACM Neto na manhã desta sexta-feira, em uma coletiva de imprensa realizada no bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário.

Os moradores estão sendo orientados e serão encaminhados para o colégio Municipal de Castelo Branco, que servirá de abrigo até que seja seguro retornar para os imóveis.

Equipes da Defesa Civil e da prefeitura de Salvador estão no bairro. As equipes estão em campo para receber as famílias que serão acolhidas.

De acordo com a Defesa Civil, o protocolo para acionamento da sirene se mantém mesmo nesse período de pandemia do coronavírus, porém com algumas restrições, como por exemplo, o número limitado de pessoas nas unidades de ensino. Só são permitidas 50 pessoas por escola.

"Em função do coronavírus, não permitiremos aglomerações nas escolas municipais, que são a primeira acolhida, a porta de entrada para essas famílias. Em função do coronavírus, desenhamos um protocolo especial para o período das chuvas. A família vai para uma escola que é um ponto de referência e, em seguida, é redistribuída para outras escolas da região. Vamos dar todo acompanhamento a essas famílias, abrigo, refeição, acompanhamento médico, acompanhamento psicossocial. Peço que as pessoas não fiquem nas áreas de risco. Nos procurem, acionem a Defesa Civil, ou, onde há o sistema de alerta, sigam o protocolo", completou o prefeito ACM Neto.

Conforme dados pluviométricos da Codesal divulgados nesta sexta, em 72h o cumulado de chuva em castelo Branco foi de 137, 2 milímetros.

Na quinta-feira (23), a prefeitura já tinha acionado outra sirene, a do bairro do Bom Juá. Moradores da região se dividiram em casas de familiares e uma escola municipal do bairro, onde estão acolhidos até que possam retornar para suas casas.

A chuva forte que atinge Salvador desde a madrugada de quinta-feira (23) segue nesta sexta (24), quando a velocidade do ventos aumentou 40 km/h e o mar está bastante agitado.

Em Salvador, a temperatura varia entre 22ºC e 28ºC nesta sexta, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é que a chuva permaneça ao longo do dia e se estenda no sábado (25).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia