24/04/2020 às 14h40min - Atualizada em 24/04/2020 às 15h00min

Durante pandemia, Ilhabela ressalta importância da Economia Criativa

A cidade do Litoral Norte de São Paulo realiza, em parceria com criativos, diversas ações para melhorar a vida da população e proporcionar a retomada dos negócios na região.

DINO
http://www.conectailhabela.com.br


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, em parceria com o professor Agliberto Chagas, já vinha trabalhando, desde 2019, na criação do Fórum de Economia Criativa, unindo profissionais e interessados no fomento desse segmento no município.

A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano e consegue estabelecer uma relação entre a tecnologia, a inovação, cultura, criatividade e sustentabilidade.

Pensando no potencial que Ilhabela tem para criar e formar pessoas nesses segmentos, primeiramente foi desenhado um evento-hub, que lançaria a cidade no mapa da economia criativa e lançaria para a cidade a nova proposta.

O CONECTA ILHABELA (www.conectailhabela.com.br/) deveria ter acontecido entre 18 e 20 de março, mas teve que ser adiado por conta da pandemia de COVID-19.

No entanto, a união de tantas mentes criativas em um objetivo coletivo fez nascer ações que estão ajudando a cidade a se organizar durante a calamidade e, também, a se programar para a retomada.

Diariamente, estão sendo construídas soluções que visam melhorar a vida da população e o crescimento desse setor.

Dentro desse cenário, é possível destacar algumas ações já tomadas e outras planejadas:

Balsa Digital

Uma ferramenta na qual os usuários podem fazer seus pedidos de autorização para a travessia entre Ilhabela e São Sebastião pelo computador ou celular e com antecedência. Foi doado para a cidade por um grupo de 5 criativos, que o disponibilizou para outras cidades com até 50 mil habitantes. Ele auxilia municípios com necessidade de limitar o fluxo de entrada e saída de pessoas.

Programa do Trabalhador

Para cumprir a lei de amparo econômico aos trabalhadores, o desafio era cadastrá-los, localizá-los e triá-los de forma rápida, eficiente e dentro dos princípios da gestão pública. Uma equipe de criativos criou o programa e protocolos que auxilia os servidores nessa tarefa. De quebra, ao descrever o núcleo familiar para obter o benefício, o programa ainda faz o mapeamento dos cidadãos em grupo de risco.

Ilhabela em Casa

Um portal para os moradores de Ilhabela terem informações e conteúdo relevante sobre a vida socioeconômica da cidade como cursos, linhas de crédito, notícias e entretenimento durante o período de quarentena.

www.ilhabelaemcasa.com.br

EducaIlha

A plataforma Educailha é uma ferramenta online que a Secretaria de Educação, em parceria com a Futura Produções, uma empresa estabelecida na cidade, na área de tecnologia, preparou para os alunos da rede municipal de ensino. A plataforma disponibiliza vídeos produzidos por educadores aos alunos da rede, que mesmo em isolamento social, para evitar a propagação do coronavírus (Covid-19), podem ter acesso a conteúdo educativos. O intuito é oferecer aos estudantes vídeos com temáticas diversas, até quando durar o período de quarentena.

http://educailhaflix.com.br

Visit Ilhabela

Visitilhabela.com é uma plataforma de venda de pacotes turísticos onde o turista pode reservar uma experiência completa em Ilhabela, com transfer, hospedagem, passeios e refeições. O programa tem como objetivo focar em venda futuras injetando imediatamente dinheiro na economia.

www.visitilhabela.com

Músicos de Ilhabela

O objetivo deste site é criar um meio de apoio para os músicos de Ilhabela, que não podem trabalhar em eventos e shows na cidade devido a quarentena imposta pelos esforços da comunidade contra a avanço do coronavírus, COVID-19. Pretende-se estabelecer um canal por meio do qual os músicos possam receber apoio do público e patrocinadores para continuarem o seu trabalho por meio de lives sem sair de casa.

www.musicosdeilhabela.com.br

Amo Ilhabela

Iniciativa de um empreendedor de turismo, o portal promove a venda de artesanato da cidade.

www.amoilhabela.com.br

Ilhabela delivery

Um portal criado para reunir os melhores deliverys de Ilhabela com o objetivo de melhorar a oferta de serviços de entrega no período de coronavírus. O usuário pode fazer o pagamento pelo próprio site.

www.ilhabeladelivery.com.br

Tudo em Ilhabela

Aplicativo que além de reunir produtos e serviços também tem câmeras espalhadas pela cidade com imagens em tempo real.

www.tudoemilhabela.com.br

Retomada

No plano de retomada econômica, Ilhabela projeta investir em formação específica para trabalho remoto, disponibilizando um local adequado para educação, startups e coworking, além de uma parceria inédita com a Elektro para implantar um tipo Fab Lab (projeto Oca).

Com o projeto de mobilidade e a atualização do plano gestor de turismo em andamento, também vai investir mais em inteligência para a gestão da cidade, para melhorar a qualidade de vida de todos.

Ilhabela mantém número de casos confirmados

A cidade, no período 10 a 17 de abril, não apresentou crescimento do número de casos confirmados de coronavírus, mantendo-se com 3 no total. Dados confirmam que a restrição na balsa, decretada desde 20 de março, tem contribuído na contenção da entrada do vírus no município.



Website: http://www.conectailhabela.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia