18/04/2020 às 17h51min - Atualizada em 18/04/2020 às 17h51min

Ferry-boat não vai funcionar no feriadão

De acordo com o decreto do governador Rui Costa, que determina o cancelamento das travessias do sistema ferry-boat aos sábados, domingos e feriados, muita gente aproveitou a sexta-feira (17) para viajar, gerando grandes filas

Ab Noticia News
Por: Poliana Antunes Tribuna da Bahia, Salvador
Reginaldo Ipê / Tribuna da Bahia

Para muitos baianos e turistas, os feriados eram sinônimo de aproveitar as ilhas da Baía de Todos-os-Santos. Com a pandemia do novo coronavírus e as determinações de isolamento social, o feriado de Tiradentes, que acontece nesta terça-feira (21), será diferente. De acordo com o decreto do governador Rui Costa, que determina o cancelamento das travessias do sistema ferry-boat aos sábados, domingos e feriados, muita gente aproveitou a sexta-feira (17) para viajar, gerando grandes filas no local.

Dessa forma, em contraste com o vazio na rodoviária, o sistema ferry-boat teve movimento intenso durante todo o dia de ontem. A equipe de reportagem da Tribuna da Bahia flagrou uma longa fila de pedestres para acessar o terminal de São Joaquim, na Cidade Baixa. Poucas pessoas estavam usando máscaras.

A estudante Juliana Almeida, 23 anos, conta que passou mais de 4 horas na fila para consegui comprar o bilhete de embarque. “Uma desorganização. Já que não terá ferry durante todo o final de semana e nem no feriado, eles deveriam colocar mais viagem para hoje, já que muitas pessoas não terão opções para viajar amanhã e nem depois”, declarou a estudante.

O aposentado Amadeu Lima, 68 anos, disse que é morador da Ilha, mas que está tendo dificuldades para voltar para casa. “Tive que vir a Salvador por motivo familiar. Agora quero apenas voltar para casa, mas está muito difícil. Minha esposa já me ligou preocupada com a demora de conseguir embarcar de volta”, declarou o aposentado.

A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do sistema Ferry-Boat, informa que as travessias do sistema estão sendo realizadas em horários especiais, atendendo à resolução nº 22/2020, publicada pela AGERBA. Segundo o órgão, as viagens estão ocorrendo, de forma simultânea, às 6h, 7h, 8h, 12h, 14h, 18h, 19h e 20h, saindo dos dois terminais.

Segundo a agência reguladora, a mudança no horário de funcionamento é uma medida que visa evitar aglomerações e combater eventuais contágios do coronavírus (Covid-19). Para prevenção do local, foram instalados suportes de álcool em gel nas embarcações e salões de embarque dos terminais São Joaquim e Bom Despacho.

Apesar de os sistemas de ferry e nas lanchas, o serviço não ter sido suspenso, a quantidade foi reduzida em 30%. A medida é aplicada diariamente para as travessias marítimas entre Salvador x Morro de São Paulo, Salvador x Barra Grande e Salvador x Madre de Deus, e vice-versa. Outra medida inserida na resolução foi a proibição de transporte hidroviário para fins de turismo nos terminais náuticos do Estado da Bahia.

Para garantir a segurança dos usuários e trabalhadores do sistema Ferry-Boat, as embarcações que fazem a travessia Salvador/Bom Despacho estão sendo higienizadas diariamente. De acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), o processo de higienização é feito no intervalo entre a viagens das 14h às 18h. A limpeza é feita em todas as embarcações que estão na operação do dia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia