16/02/2019 às 23h51min - Atualizada em 16/02/2019 às 23h51min

Rotary Club da Bahia doa equipamentos para hospital da OSID

Os aparelhos vão integrar a 11ª sala de cirurgia da unidade de saúde, que também foi construída por meio de doações do Rotary.

Tribuna da Bahia, Salvador Jordânia Freitas
Reprodução

Na próxima quinta-feira (21), o Rotary Club da Bahia realiza um almoço, na Casa do Comércio, em Salvador, para oficializar a doação do montante de US$ 286 mil para aquisição de equipamentos para o Hospital Santo Antônio, mantido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), no Largo de Roma. Os aparelhos vão integrar a 11ª sala de cirurgia da unidade de saúde, que também foi construída por meio de doações do Rotary.

Com 22 metros quadrados, o novo espaço surge como um reforço na redução da fila de espera por procedimentos cirúrgicos na Osid, que atualmente contabiliza mais de 10 mil pacientes aguardando por cirurgias das mais diversas especialidades. Além de mesa cirúrgica, monitores, aparelho de anestesia, entre outros, a sala também será equipada com um sistema de videocirurgia, considerado de última geração.

De acordo com a Osid, com a criação desta sala cirúrgica cerca mil cirurgias a mais por ano devem ser realizadas pela entidade. A nova sala será voltada para cirurgias de alta complexidade.

" Vamos poder atender a alta demanda de cirurgias oncológicas, reduzindo o tempo de espera dos pacientes", afirmou Maria Rita Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce.

Edmundo Guimarães Lima Filho, presidente do clube, destacou que a ideia de construir a sala de cirurgia e entregá-la completamente equipada foi do então presidente do Rotary Club da Bahia, Eduardo Barbosa, durante sua gestão, nos anos de 2016 e 2017.

Ainda segundo Edmundo Guimarães, o orçamento para aquisição dos equipamentos foi arrecadado por meio de doações do Rotary Club da Bahia, bem como de outros clubes rotarianos de Salvador, de outros estados e países, como Alemanha, Canadá , Índia e Estados Unidos. “Para a gente é uma satisfação imensurável estar fazendo um projeto dessa envergadura. É o maior projeto da Fundação Rotária no Brasil, no período de 2017 a 2019”, avaliou.

A Osid informou que ainda não estão definidas as datas para a chegada dos equipamentos na Bahia e de inauguração da sala de cirurgia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »