13/04/2020 às 23h04min - Atualizada em 13/04/2020 às 23h04min

Sem fiscalização, Feira do Rolo ficou lotada

A tradicional Feira do Rolo, na Baixa do Fiscal, subúrbio ferroviário de Salvador, amanheceu neste domingo (12), com grande movimentação de comerciantes e frequentadores no local

Ab Noticia News
Tribuna da Bahia, Salvador Por: Poliana Antunes
Reprodução

As autoridades governamentais e de saúde, estão fazendo de tudo para população evitar aglomerações, e assim, diminuir o contágio pelo novo coronavírus. No entanto, a tradicional Feira do Rolo, na Baixa do Fiscal, subúrbio ferroviário de Salvador, amanheceu neste domingo (12), com grande movimentação de comerciantes e frequentadores no local. Mesmo após ter sido fechada, pela prefeitura da capital no mês passado.

De acordo com o comerciante Ademir da Silva, 58 anos, essa é a única forma para levar o sustento da família. “Sei de todos riscos que estou correndo quando venho trabalhar na feira. Infelizmente, só tenho essa forma para sustentar na minha casa. Temos que fazer uma escolha entre ficar em casa com fome ou arriscar a vida vindo trabalhar”, declarou o comerciante.

A equipe de reportagem da Tribuna da Bahia foi ao local, observou que muitas pessoas estão trabalhando ao ar livre, sem nenhuma proteção de máscaras ou luvas e, ainda, sem nenhum tipo de higiene. “Não temos condições nem de comprar comida, imagina se vamos ter condições de comprar álcool em gel ou algo assim. Isso é para quem vive em outra realidade”, ressaltou a dona de casa Janaína Lemos, 47 anos.

A Feira do Rolo acontece aos domingos, a poucos metros do Complexo Policial da Baixa do Fiscal, onde funciona o Grupo de Repressão a Furto e Roubo em Coletivos (Gerrc) e a Delegacia de Repressão a Furto e Roubo (DRFR). Contudo, na manhã deste domingo, não houve fiscalização dos órgãos municipais.

Já no último dia 22, enquanto as principais avenidas de Salvador seguiam vazias, fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) flagraram mais de 800 pessoas reunidas na Feira do Rolo. Além da grande quantidade de pessoas, a despeito da recomendação para que fiquem em casa por conta da pandemia de coronavírus, os fiscais apreenderam, junto com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, material irregular.

Questionada se teria uma nova fiscalização neste domingo de páscoa, a Semop confirmou que não estaria presente no local. “Não recebemos nenhuma denúncia. Para uma nova fiscalização, dependemos de um grau de periculosidade para deslocar todas as equipes. Portanto, neste domingo (12), não temos nenhuma programação para atuar nesta área”, explicou o órgão.

DECRETOS

Salvador é a cidade da Bahia com o maior número de casos do Covid-19. Pensando nisso, o prefeito da capital, renovou na última quarta-feira (8), por mais 15 dias, os decretos que ajudam no combate à doença. Entre outras medidas do decreto, estão mantidas:

Proibição de qualquer atividade sonora nas ruas, para evitar as aglomerações; Fechamento de mercados municipais que não vendam produtos de primeira necessidade; Suspensão do pagamento da zona azul; Suspensão de atividades em casas de shows, espetáculos, casas de eventos, clínicas de estética e salões de beleza; Fechamento das academias que funcionam dentro de condomínios.

ACM Neto informou que está mantido o serviço delivery, assim como quem quiser ir ao estabelecimento só pegar o alimento e sair. Nas lojas de conveniência dos postos de combustível, também segue proibido o consumo na parte interna. As pessoas podem entrar, comprar e sair. Não podem se sentar no local.

O prefeito reforçou que este é um momento em que a população deve seguir as instruções da prefeitura e do governo do estado, ficando em casa para evitar a aglomeração de pessoas nas ruas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia