13/04/2020 às 22h58min - Atualizada em 13/04/2020 às 22h58min

Prefeito de Itamaraju diz que está ‘aberto ao diálogo’ sobre a instalação de UT

Governo pretendia instalar 20 leitos de UTI no Hospital Geral de Itamaraju. Prefeito afirma que não concordou com fechamento da unidade para atender exclusivamente pacientes com coronavírus

Ab Noticia News
Tribuna da Bahia, Salvador
Divulgação/Jardel Scot
A implantação de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Geral de Itamaraju virou motivo de debate entre o governo da Bahia e a prefeitura do município, localizado na região Extremo Sul do estado.

Em nota divulgada no último sábado (11), o governo baiano afirmou que o prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica, impediu a implantação dos leitos para combate ao coronavírus na região, mesmo após ter concordado com a medida. Segundo o texto, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) chegaram a viajar para o município para vistoriar a unidade hospitalar, mas foram impedidos de realizar o trabalho.

“Na última quinta-feira (9), eu participei de uma reunião telefônica com o governador Rui Costa e com o prefeito de Itamarajú, Marcelo. Nessa reunião ficou combinado que o Hospital Geral de Itamaraju seria transformado em uma unidade dedicada ao atendimento de pacientes portadores de coronavírus na região. O prefeito ofereceu a unidade para que nós colocássemos lá 20 leitos de terapia intensiva, que funcionasse também como porta de entrada de leitos de enfermaria de retaguarda”, diz o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, na nota divulgada pelo governo.

Em carta aberta divulgada na manhã deste domingo (12), o prefeito de Itamaraju afirma que o governo pretendia fechar a unidade hospitalar para atendimentos que não estivessem relacionados ao coronavírus. Marcelo Angênica diz que aceitou ajudar o governo no combate à doença, mas não concordou com o fechamento por conta da importância do hospital para a região.

“Expliquei ao Governador do Estado que aquele era o único hospital que atendia a população de Itamaraju, de modo que eu compreendia a situação e estava disposto a ajudar, até criando novos leitos, mas não poderia aceitar o fechamento do Hospital Municipal. É preciso dizer que o Hospital Municipal de Itamaraju atende também a população dos Municípios de Prado e Jucuruçu e, somente no último ano, realizou 77.454 pronto-atendimentos, 1.096 partos, 1.257 cirurgias e 3.710 internamentos, além de quase 2.000 exames diversos”, pontua a nota.

No texto, o prefeito de Itamaraju afirma que implantou no hospital, com recursos próprios, sete leitos de unidades semi-intensivas com respiradores, dos quais quatro serão dedicados exclusivamente a pacientes com coronavírus, em ala separada. Outros quatro respiradores serão utilizados para ampliar a estrutura. Marcelo Angênica declarou que pretende seguir em conversas com o governo do estado.

“Estou aberto ao diálogo com o governo do estado a fim de encontrar uma solução viável e me disponho a ajudar no que for preciso no combate ao coronavírus. Um documento com novas propostas será encaminhado ao governador, a fim de assegurar que tanto Itamaraju, quanto os demais municípios da região, possam ser estruturados para enfrentar a pandemia”, disse o prefeito.

Por parte da Sesab, o secretário Fábio Vilas Boas garante que a população do Extremo Sul baiano não ficará sem assistência.

“A população do extremo-sul da Bahia, da região de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Prado, pode confiar que o governo do estado vai procurar a melhor solução para amparar a assistência à saúde da população. O Grupo Suzano procurou o governo do estado e colocou à disposição 30 equipamentos de ventilação mecânica e nós vamos estruturar a melhor operação que garanta a saúde da população, mesmo com a negativa do prefeito de Itamaraju em disponibilizar o seu hospital para a comunidade e para a saúde de toda a Bahia”.

De acordo com o último boletim divulgado pela Sesab, a Bahia possui 640 casos confirmados de coronavírus, com 21 mortes. Ao todo, 146 pessoas estão recuperadas e 60 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia