08/04/2020 às 23h01min - Atualizada em 08/04/2020 às 23h01min

Estabelecimentos continuarão fechados em Salvador

O prefeito ACM Neto anunciou a prorrogação por mais 15 dias do decreto que restringe o funcionamento de diversos serviços em Salvador

Ab Noticia News
Por: Poliana Antunes Tribuna da Bahia, Salvador
Reprodução / Google Imagens

Com a promessa de um cenário crítico para a contaminação do novo coronavírus, o Ministério da Saúde continua alertando para população ficar em casa. Dessa forma, nesta terça-feira (07), o prefeito ACM Neto anunciou a prorrogação por mais 15 dias, o decreto que restringe o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniências em postos de combustíveis, e que suspende o funcionamento de casas de shows, boates, danceterias, casas de festas e eventos, clinicas de estética e salões de beleza.

Preocupado com a situação do seu estabelecimento, que irá continuar fechado, Leonardo Cunha lembrou da validade dos produtos em seu estoque de congelados. “Estou desesperado. Já fiz alguns acordos e afastei funcionários. Sei que o momento não é de pensar no faturamento, porém, com essa prorrogação no decreto, meus produtos com validades próximas ao vencimento, irão estragar”, lamentou o comerciante.

Leonardo Cunha explicou que tinha um fundo de reserva financeiro emergencial, para no máximo 30 dias. “Se continuar fechado, talvez, eu não consiga mais abrir futuramente. Por outo lado, se eu abrir meu bar agora, é bem possível que não tenha fluxo de clientes. O que pode me gerar um prejuízo ainda maior”, disse.

No pronunciamento, ACM Neto lembrou que é permitido o funcionamento de bares e restaurantes com a modalidades delivery ou quando a pessoa fizer a encomenda e retirar no estabelecimento. “Da mesma forma acontece com as lojas de conveniência nos postos de combustíveis. Já a restrição das atividades sonoras só não vale para os carros de som que estão passando na cidade com mensagens de utilidade pública”, explicou o prefeito.

Em relação aqueles que vendem produtos de primeira necessidade, ou seja, gêneros alimentícios, o gestor municipal reforçou que devem continuar abertos. Já o funcionamento dos mercados municipais deve seguir fechados por mais 15 dias. Com isso, continuam sem abrir as portas os mercados de Itapuã, Cajazeiras, Bonfim, Liberdade e das Flores (Largo Dois de Julho).

A prefeitura ressalta, ainda, que o mesmo prazo também segue paralisada a concessão de alvarás de obras de reparos gerais e simples, assim como obras de ampliação e reformas em imóveis comerciais e residenciais já ocupados - exceto as emergenciais. A lista inclui, ainda, a suspensão da exigência de pagamento da Zona Azul.

“Vale lembrar que a Prefeitura já incluiu os guardadores de carro no Salvador por Todos. Na segunda-feira (6), começamos a promover o pagamento do programa, cujo início teve grande êxito. As pessoas cadastradas já começaram a receber o valor de R$ 270, o que é uma prova de agilidade, pois começamos a realizar o pagamento do auxílio uma semana depois de lançarmos a iniciativa”, afirmou ACM Neto.

Na última sexta (3), a Prefeitura prorrogou os decretos que determinam o fechamento de praias e a suspensão das atividades de shoppings, centros comerciais similares e lojas de rua acima de 200 metros quadrados, salvo as excepcionalidades, além de clubes sociais, recreativos e esportivos.

As regras para o funcionamento de estabelecimentos de call center, cuja vigência também já foi prorrogada, termina em 21 de abril. Ou seja, continua em vigor a normativa de que empresas desse segmento devem manter 30% do total de trabalhadores em casa, no sistema home office. Além disso, funcionários dessas empresas que pertençam ao grupo de risco da Covid-19 devem ser dispensados da ida ao trabalho.

Lembrando que o decreto que determinou o fechamento de escolas públicas e privadas, universidades, academias, equipamentos culturais e parques públicos e privados foi o primeiro a ser prorrogado. A determinação é válida até o próximo dia 15.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia