07/04/2020 às 14h28min - Atualizada em 07/04/2020 às 14h28min

Agências bancárias cumprem decreto da prefeitura

As determinações da prefeitura de Salvador, para proteger a população contra o novo coronavírus, continuam a todo vapor

Ab Noticia News
Por: Poliana Antunes Tribuna da Bahia, Salvador
Bruno Concha / Secom

As determinações da prefeitura de Salvador, para proteger a população contra o novo coronavírus, continuam a todo vapor. Nesta segunda-feira (06), uma força-tarefa, formada pelos agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e Guarda Civil Municipal (GCM) com o apoio da Polícia Militar (PM), deu início a fiscalização do novo decreto, que define medidas para o funcionamento de agências bancárias na capital baiana.

De acordo com a Sedur, apenas no primeiro dia de fiscalização, o órgão visitou 53 agências bancárias na capital, ao todo, 30 agências foram notificadas e nenhuma foi interditada. “As notificações visam apenas fazer de alerta, para que os bancos fiquem cientes das novas regras. Deixamos nas agências um documento formal, contendo as descrições do novo decreto”, explicou.

A pasta disse, ainda, que em todas as instituições que fiscalizaram no dia de ontem, não foi encontrado nenhuma irregularidade no que diz respeito ao novo decreto da prefeitura. “Encontramos, inclusive, bancos com funcionários distribuindo álcool em gel para os clientes na portaria”, declarou.

De acordo com o documento, os bancos instalados na cidade devem organizar as filas respeitando uma distância mínima de um metro entre os clientes em atendimento e entre àqueles que estiverem aguardando na parte externa das agências, indicada por meio de sinalização horizontal disciplinadora e demais ferramentas que sejam necessárias.

O secretário da Sedur Sérgio Guanabara, explica que as agências tiveram um prazo de 48 horas para se adequarem as novas regras e no caso de não cumprirem, serão interditadas imediatamente. “A força-tarefa continuará nas ruas para fiscalizar e será firme para garantir o cumprimento das medidas. É importante que a população entenda o grande risco que estamos correndo e que todo esse esforço é para evitar a contaminação do COVID-19”, afirmou.

Sérgio Guanabara alerta, ainda, que o cidadão tem um papel importante nesse processo. “Este é o momento de unirmos forças. Fique em casa e quem encontrar irregularidades, denuncie”, completou o secretário.

Segundo o órgão, os bancos situados em shopping centers e similares, credenciados para o pagamento de auxílios municipais, estaduais ou federais, poderão funcionar para atendimento aos beneficiários desde que haja um acordo com os estabelecimentos comerciais e obedeçam às regras de distanciamento e organização das filas.

A medida começou a valer na última sexta-feira (3) e visa garantir o isolamento social, visto que a fiscalização municipal vinha constatando a aglomeração de pessoas nessas instituições nos últimos dias. As agências que não cumprirem o decreto serão interditadas e terão as atividades suspensas pela Prefeitura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia