04/04/2020 às 23h28min - Atualizada em 04/04/2020 às 23h28min

Estudantes e idosos ainda utilizam transporte público

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que a população fique em casa encontra resistência em idosos e estudantes na cidade

Ab Noticia News
Por: Poliana Antunes Tribuna da Bahia, Salvador
: Reprodução/TV Bahia

A principal recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), é que a população fique em casa para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Desse modo, as autoridades de Salvador, tomaram várias medidas para impulsionar o isolamento social e evitar principalmente aglomerações em ônibus. Dessa forma, nesta sexta-feira (03), o prefeito ACM Neto anunciou que escolas e shoppings irão permanecer fechados. Contudo, a presença de idosos e de estudantes nos ônibus da cidade tem aumentado bastante nos últimos dias.

A aposentada Tânia Maria, 71 anos, conta que sabe dos riscos que corre ao utilizar o transporte público, mas segundo ela é a única maneira de continuar fazendo as atividades básicas do dia a dia. “Moro com meu esposo de 90 anos, se eu não vou ao supermercado ou farmácias ficamos sem as coisas de primeira necessidade”.

De acordo com aposentada, o casal só pode contar com ela para sair nas ruas. “Não temos carro. Ônibus é a alternativa mais barata que tenho para me locomover em Salvador. Infelizmente tenho que pegar transporte público para conseguir comprar comida. Seria perfeito se as autoridades colocassem um carro particular para me levar nos lugares que preciso”, declarou em tom de brincadeira.

Com o intuito das pessoas continuarem em isolamento social, o prefeito fez a prorrogação dos decretos que atingem o fechamento de praias e a suspensão das atividades de shoppings, centros comerciais similares e lojas de rua acima de 200 metros quadrados, além de clubes sociais, recreativos e esportivos. Todas essas medidas tinham prazo de encerramento neste sábado (04), mas se estenderá até 18 deste mês.

ACM Neto determinou ainda a prorrogação das regras para o funcionamento de estabelecimentos de call center, cuja vigência se encerraria na segunda (06). O novo prazo termina em 21 de abril. Ou seja, continua em vigor a normativa de que empresas desse segmento devem manter 30% do total de trabalhadores em casa, no sistema home office. Além disso, funcionários dessas empresas que pertençam ao grupo de risco da Covid-19 devem ser dispensados da ida ao trabalho.

Neto explicou que o momento ainda é de as pessoas ficarem em isolamento social, daí a renovação das medidas restritivas. “Essa é a opinião dos especialistas, dos sanitaristas, de toda a equipe técnica da Prefeitura que atua no enfrentamento ao coronavírus. Não trabalhamos com achismo. Estamos prorrogando os decretos com fundamentos técnicos, após análise criteriosa da situação”, ressaltou. “É o momento de todos ficarmos em casa”, reforçou.

Na terça-feira, o prefeito já havia determinado a prorrogação, por mais 15 dias, do decreto que determinou o fechamento de escolas públicas e privadas, universidades, academias, equipamentos culturais e parques públicos e privados. Vale lembrar que há restrição ainda ao funcionamento de bares, restaurantes, lojas de conveniência situadas em postos de combustível, casas de show e espetáculo, entre outros. Além disso, a Prefeitura já determinou o fechamento de quadras e campos administrados pelo município e das academias públicas de ginástica situadas em praças.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia