30/03/2020 às 19h56min - Atualizada em 30/03/2020 às 19h56min

Bahia registra primeira morte por Covid-19

Trata-se de um idoso, de 74 anos, que estava internado no Hospital da Bahia, no bairro da Pituba. Ele estava entubado e fazendo diálise contínua

Ab Noticia News
Por: Yuri Abreu Tribuna da Bahia, Salvador
Por: Yuri Abreu

A Bahia se tornou a 11ª unidade federativa do país a registrar um óbito pelo novo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a primeira morte no estado ocorreu ontem (29). Trata-se de um idoso, de 74 anos, que estava internado no Hospital da Bahia, no bairro da Pituba, em Salvador.

Conforme a pasta estadual, ele estava entubado e em diálise contínua. O homem ainda chegou a fazer tratamento com cloroquina, medicamento indicado no tratamento de casos graves da doença. Além daqui, as outras mortes ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Piauí e Goiás. Em todo o país, são 136 óbitos e 4.256 casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde.

Em boletim divulgado neste domingo, o órgão informou ainda que o estado registrou 156 casos confirmados de coronavírus e outros 1.388 casos descartados laboratorialmente. Além de Salvador, com 103 registros positivos – três deles importados – outros 21 municípios da Bahia também têm casos confirmados da doença no estado. Entre os principais destaques estão Lauro de Freitas (com 10 registros positivos), Porto Seguro (10) e Feira de Santana (9).

Dentre os casos confirmados, 54,49% são do sexo feminino e 45,51% do sexo masculino. Foi registrado o primeiro caso confirmado em uma criança de 2 anos de idade, que encontra-se em bom estado de saúde. O coeficiente de incidência por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (2,80), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos

Em uma postagem em uma rede social, o governador Rui Costa lamentou a passagem do idoso por causa da Covid-19. “TRISTE. A Bahia registrou o 1° óbito por coronavírus. Um homem de 74 anos que estava intubado há vários dias faleceu em hospital particular. Meus sentimentos de pesar aos familiares e amigos. Tenho repetido: É guerra dura e cruel. Vamos vencê-la com união, solidariedade e trabalho, escreveu.

Quem também manifestou condolências à família pela morte do paciente foi o prefeito de Salvador, ACM Neto. “Lamento muito por essa vítima e por essa família que perdeu seu ente. Para todos nós fica a lição e nos deixa atentos para um cenário que tende a piorar. É preciso termos consciência do papel de cada um de nós no cumprimento das medidas de isolamento social”, disse o prefeito.

Na ocasião, ele ainda destacou que a Prefeitura seguirá firme com todas as medidas de combate à pandemia do coronavírus. O chefe do Executivo municipal salientou a gravidade da situação. O conjunto de ações adotadas na capital baiana, que visam o distanciamento social e evitar aglomerações de pessoas, ganhou destaque internacional com a inclusão dessas medidas na plataforma Cities For Global Health (Cidades pela Saúde Global), que reúne as melhores políticas públicas no enfrentamento a Covid-19.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia