30/03/2020 às 19h22min - Atualizada em 30/03/2020 às 19h22min

Tecnologia é a solução para manter cronograma acadêmico

As aulas com uso de ferramentas virtuais contribuem para que não haja perdas quanto aos conteúdos programados para o semestre

Ab Noticia News
Tribuna da Bahia, Salvador
Divulgação

Utilizar a tecnologia a favor do aprendizado, neste momento de isolamento social para combater o novo coronavírus (COVID-19) é o objetivo da Unijorge, que passou a disponibilizar aulas em ambiente virtual para que os estudantes não percam os conteúdos programados para esse semestre. “Diante do que poderia acontecer, nós procuramos alternativas para que pudéssemos continuar oferecendo aos nossos alunos uma educação de qualidade, sem interrupções, só que no ambiente virtual”, explica o reitor da Unijorge, Guilherme Marback Neto.

Diferente da Educação a Distância (EAD), no modelo de virtualização implementado pela Unijorge, os professores estão disponíveis no horário da aula para que possam ministrar suas aulas por conferências, fóruns e outras mídias, e assim interagir com os alunos e tirar dúvidas: “As aulas estão acontecendo normalmente nos horários de antes, a rotina é a mesma. A única diferença é a tela do computador”, compara a estudante do 5° semestre do curso de Enfermagem, Taiala Lemos.

No ambiente virtual, ainda, é possível rever os ensinamentos que foram ministrados pelos professores, já que o conteúdo fica disponível mesmo depois das aulas. “Meu curso é noturno, porém, durante todo o dia há a possibilidade de entrar no sistema, ver as atividades que foram postadas, colocar nos fóruns as nossas dúvidas, em relação aos artigos ou ao material que é disponibilizado”, explica a estudante do 7º semestre do bacharelado em Educação Física, Ludielle Miranda.

O momento é de adaptação também para os professores, acostumados com as salas de aula. “Eu já havia lecionado de 2013 a 2018 outras disciplinas jurídicas para cursos EAD,  então, para mim, está sendo mais tranquilo fazer essa transição de um curso, a princípio pensado para ser presencial, para um formato virtual”, afirma o professor de Direito, Marcelo Timbó, que responde pelas disciplinas de Direito Ambiental e Responsabilidade Civil.

Desde 2006, a Unijorge utiliza esses recursos tecnológicos como suporte para as aulas presenciais. “Por este motivo, estamos bem preparados para receber essa demanda online e disponibilizar os instrumentos necessários para que a experiência de aprendizado seja preservada nestas condições”, destaca o reitor Guilherme Marback Neto.

Ele ressalta, ainda, que neste momento está sendo adiantado o processo teórico. “Tão logo acabe esse período de isolamento social, vamos retomar as aulas práticas em sala de aula”, afirma o reitor.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia