03/02/2019 às 11h52min - Atualizada em 03/02/2019 às 11h52min

Aprovado em 1º lugar em medicina na Unesp vai estudar na USP: 'Só pensava no vestibular'

Lucas Queiroz superou concorrência de 307 candidatos por vaga. Ao todo, 39 vestibulandos passaram ao mesmo tempo em medicina na USP e na Unesp.

G1 SP
Lucas de Mello Queiroz passou em primeiro lugar em medicina da Unesp e em nono em medicina da USP — Foto: Arquivo pessoal

Lucas de Mello Queiroz, de 18 anos, entrou em primeiro lugar no curso de medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no campus de Botucatu, o mais concorrido do vestibular, com 307 candidatos por vaga. Lucas também passou em medicina na Universidade de São Paulo (USP), onde vai estudar. "Só pensava no vestibular", diz. Ele espera que sua vaga na Unesp seja ocupada por algum colega que não foi aprovado na primeira chamada.

As notas de Lucas no vestibular da Unesp impressionam. Na primeira fase, acertou 86 das 90 questões. Na segunda fase, teve nota máxima na redação, e nota final de 93,5 pontos. "Na Unesp, todo mundo que quer entrar em medicina tem que ir bem em português, química física e matemática. O que diferencia é história e geografia, , que eram matérias que eu não ia tão bem. Estudei muito", diz Lucas.

Aluno do Colégio São Luis, em São Paulo, ele já tinha tentado a vaga no ano passado, mas não passou. Ganhou uma bolsa do cursinho Poliedro e passou o ano todo se dedicando às aulas e aos estudos nas horas livres que tinha no próprio cursinho.

Concorrer em uma disputa de 307 candidatos por vaga exigiu muito estudo. "Rotina de estudos foi complicada, no começo do ano eu voltava para casa para estudar, mas entendi que ficando no cursinho rendia mais. Ficava todo dia até 20h30. Estudava até na hora do almoço. Ia para casa e estudava até 23h."

"Sempre tentei evitar pensar na concorrência. Pensava mais na prova do que nas pessoas. Nunca tive a meta de passar em primeiro, só a de entrar na faculdade. No cursinho eu via a quantidade de gente boa, sabia que estava competindo com eles, muitos eram meus amigos."

"Alguns amigos não entraram na primeira chamada, quem sabe eles não entram agora", disse Lucas.
 

Aprovados na USP e também na Unesp

 

Dos 90 estudantes aprovados em medicina na Unesp, 39 também passaram nos cursos de medicina da Fuvest/USP, segundo levantamento feito pelo G1 com base nas listas de aprovados. Foram 26 aprovados também na USP para o campus de São Paulo, dez em Ribeirão Preto e três em Bauru.

Os aprovados terão de escolher entre um dos cursos. Quem foi aprovado terá de fazer a matricula virtual no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br) até as 18h de segunda-feira (4).

Não é permitido estudar ao mesmo tempo em duas universidades estaduais de São Paulo. Se os alunos optarem pela USP, outras vagas na Unesp vão abrir para quem ficou para a segunda chamada, que será divulgada a partir das 10h de quarta-feira (6).

E tem também a lista do vestibular da Unicamp, que será divulgada no próximo dia 11.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia