27/03/2020 às 14h49min - Atualizada em 27/03/2020 às 14h49min

Previsão prevê chuvas até sábado

Período chuvoso está associado a uma frente fria somada a um sistema de baixa pressão sobre o oceano Atlântico

Ab Noticia News
Por: Rayllanna Lima Tribuna da Bahia, Salvador
Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

A chuva que ganhou força desde a madrugada da última segunda-feira (26) deve permanecer em Salvador pelo menos até sábado (28). A previsão é da Defesa Civil de Salvador (Codesal), divulgada na quinta (26) pelo diretor-geral da pasta, Sosthenes Macêdo. De acordo com o aviso meteorológico, o período chuvoso está associado a uma frente fria somada a um sistema de baixa pressão sobre o oceano Atlântico.

Até às 17h de ontem, a Codesal registrou 159 chamados de emergência, entre eles 58 deslizamentos de terra, 27 imóveis alagados, seis desabamento de imóveis, duas árvores caídas e uma pista rompida. O órgão também recebeu ainda 18 solicitações para ameaças de desabamento, 22 para ameaças de deslizamento, 5 para árvores ameaçando cair, além de uma infiltração e quatro desabamentos parciais.

“É importante que todos fiquem em suas casas e evitem aglomerações, única forma de conter a pandemia de coronavírus”, informou a Codesal em nota, sinalizando que o órgão integra a categoria de serviços essenciais do município, precisando ir às ruas para atender os chamados de urgência da população feitos pelo telefone gratuito 199.

Conforme reforça a Defesa Civil, o período chuvoso é decorrente da atuação de instabilidade atmosféricas associadas a uma frente fria (distante da costa baiana) e aos ventos úmidos provenientes do Oceano Atlântico. O mau tempo provocou acumulados de chuva nas últimas 72 horas acima de 150 mm nas localidades de Castelo Branco (195,6mm), Nova Brasília (162,6mm), Sete de Abril (158,2mm), Palestina (155,2mm), Paripe (154,6mm) e Valéria (150,9mm).

Ainda de acordo com a Codesal, a média climatológica para o mês de março é 156,8mm. O tempo permanece fechado nesta sexta-feira (27), com céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas a moderadas ao longo do dia. Previsão é a mesma para o sábado (28).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia