27/03/2020 às 14h46min - Atualizada em 27/03/2020 às 14h46min

Especialista dá dicas de como economizar durante a pandemia de Covid-19

Se antes os débitos giravam em torno das refeições, bares e compras em lojas físicas do varejo, a quarentena recomendada pelos órgãos de saúde pode dar um fôlego às finanças pessoai

Ab Noticia News
Por: Yuri Abreu Tribuna da Bahia, Salvador
Reprodução

Em virtude da pandemia de Covid-19, além das mudanças na rotina, outra modificação na vida das pessoas já está sendo com relação aos gastos. Se antes os débitos giravam em torno das refeições, bares e compras em lojas físicas do varejo, a quarentena recomendada pelos órgãos de saúde pode dar um fôlego às finanças pessoais.

Porém, a permanência prolongada em casa pode levar ao aumento de gastos com outras demandas, como contas domésticas e compras de insumos básicos. Para evitar o atropelo nas contas, durante este período, algumas ações podem ser adotadas para ajudar a equilibrar a balança financeira e fazer da quarentena um momento oportuno para repensar comportamentos que prejudicam uma vida financeira saudável, além de adotar novas práticas que contribuam para torná-la ainda mais promissora.

“Estamos vivendo uma crise sem precedentes no mundo com essa questão do novo coronavírus. Há muitas incertezas sobre o mercado, a economia, os empregos. Não dá para negar que quem não fez a lição de casa em relação às finanças pessoais pode sofrer mais os efeitos desse problema, já que ter uma reserva financeira num momento como este, por exemplo, poderia contribuir para atravessá-lo com um pouco mais de tranquilidade”, explicou Claudia Forte, superintendente da Associação de Educação Financeira do (AEF-Brasil).

Mesmo nesse contexto de crise, a especialista reforça que é possível promover pequenas mudanças que colaborarão para melhorar a vida financeira e gerar impactos positivos para o futuro. “Mesmo nessa situação de quarentena continuaremos tendo gastos, especialmente com os itens básicos do nosso cotidiano. Mas como nesse contexto estamos mais voltados aquilo que nos é essencial, é um bom momento para uma reflexão sobre como economizar nas pequenas coisas e sobre os supérfluos de que podemos nos livrar, revertendo o valor dessas coisas para construir um futuro mais estável do ponto de vista financeiro”, orienta.

Confira algumas dicas:

-Para os pais que estão com crianças em casa, evite ficar com a televisão ou computador ligados o tempo todo, pois o valor da energia elétrica pode aumentar. Em alguns períodos opte pela leitura, desenhos a mão, resgate de brincadeiras antigas e estimule o uso de brinquedos pedagógicos;

-Quem trabalha em casa, no esquema de home office, pode utilizar um cômodo que tenha uma luz natural melhor e usufruir dela o máximo possível, evitando assim o uso da energia elétrica em excesso;

-Não há motivo para que os consumidores estoquem excessivamente a comida dentro de casa. Compre apenas a quantidade certa e para o número de pessoas da família. Além de pensar no próximo, você economizará.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia