26/03/2020 às 20h55min - Atualizada em 26/03/2020 às 20h55min

Chuva deve se estender até o fim de semana

Na manhã de ontem (25), diversos locais da cidade amanheceram completamente alagados. Comerciantes do bairro da Calçada, tiveram até que tirar água, que veio da chuva, de dentro dos estabelecimentos

Ab Noticia News
Por: Poliana Antunes Tribuna da Bahia, Salvador
Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

Com tantas notícias preocupantes relacionada ao novo coronavírus, muitos baianos ainda têm que enfrentar os transtornos causados pela chuva que, continua caindo e castigando Salvador. Na manhã desta quarta-feira (25), diversos locais da cidade amanheceram completamente alagados. Comerciantes do bairro da Calçada, tiveram até que tirar água, que veio da chuva, de dentro dos estabelecimentos.

O gerente de loja Manuel Ferraz, 47 anos, falou da agonia que passou na hora que chegou no seu comércio logo pela manhã. “Eu ando muito apreensivo por conta de toda essa coisa com nossa saúde. A chuva que vem caindo em Salvador é um motivo a mais para tirar meu sono, pois todas as vezes que ela vem é a mesma coisa. Muitos transtornos”, desabafou o gerente.

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), foram registradas 129 solicitações até às 17h de ontem (25). Foram três alagamentos de imóvel, um alagamento de área, 28 ameaças de desabamento, uma ameaça de desabamento de muro, 14 ameaças de deslizamento, um armazenamento de materiais perigosos, quatro árvores ameaçando cair, duas árvores caídas, 31 avaliações de imóveis alagados, um desabamento de imóvel, três desabamentos de muro, dois desabamentos parciais, 28 deslizamentos de terra, oito infiltrações e duas orientações técnicas.

Segundo a Codesal, a previsão meteorológica indica que, neta quinta-feira (26), continua a possibilidade de chuvas fracas e moderadas, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra. O órgão explica que, essas chuvas estão associadas a uma frente fria mais um sistema de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico.

Já entre sexta-feira (27) e o domingo (29), a Codesal informa que, a tendência é que ocorra variações de nebulosidade com pancadas de chuvas isoladas, ao longo do dia. As temperaturas neste período deverão variar entre 24°C de mínima e 30°C de máxima.

A Codesal informa que, as áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela ocupação de encostas de declividades variadas com residências de alta vulnerabilidade estrutural próximas a taludes de corte/aterro. Esta situação associada à precipitação incidente e acumulada e a previsão meteorológica indica que pode ocorrer um número significativo de deslizamentos induzidos e deslizamentos esparsos em encostas naturais.

Em relação aos acumulados de precipitação, são de até 43 mm em 1 hora(s) no município. A estimativa de precipitação instantânea do radar Salvador indica áreas de instabilidade com potencial para chuvas de intensidade fraca a moderada no município. Considere: chuva fraca < 10 mm/h, chuva moderada de 10 a 40 mm/h, e chuva forte > 40 mm/h.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia