26/03/2020 às 20h30min - Atualizada em 26/03/2020 às 20h30min

Coronavírus: ACM Neto anuncia novas medidas

Medidas faz parte de pacote de determinações anunciadas pelo prefeito ACM Neto

Ab Noticia News
Tribuna da Bahia, Salvador
Reprodução / Google Imagens

O prefeito de Salvador, ACM Neto, estabeleceu novas medidas de prevenção ao coronavírus na capital, nesta quinta-feira (26). O decreto com as novas ações já foi assinado e será publicado na sexta-feira (27).

Fechamento do comércio de rua

O fechamento do comércio de rua foi a principal medida anunciada. A suspensão passa a valer a partir de sábado (28) e segue até o dia 4 de abril, mesma data em que termina o período em que os shoppings centers estão fechados. No entanto, assim como os grandes centro de compras, essa medida pode ser prorrogada.

O decreto vale para todos os estabelecimentos acima de 200 m² de área total. Estabelecimentos com área menor não são obrigados a fechar. A justificativa é que lojas maiores facilitam maior aglomeração, já que comportam maior público.

O decreto não é aplicável aos seguintes estabelecimentos, independente do tamanho:

* Lojas de materiais de construção;

* Lojas de material de limpeza;

* Lojas que fornecem insumos ou equipamentos para saúde;

* Oficinas e lojas de autopeças;

* Supermercados em geral;

* Padarias;

* Açougues;

* Estabelecimentos de gêneros alimentícios;

* Petshops.

Higienização da cidade

Um trabalho especial de higienização começará a ser feito na cidade, para garantir a prevenção ao coronavírus. O prefeito não detalhou em quais bairros essa higienização será feita, mas garantiu que passarão pela limpeza os locais de principal fluxo de pessoas, as principais ruas e avenidas de Salvador e praças públicas.

A limpeza também será reforçada nas localidades próximas às unidades de saúde, como hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde, postos de saúde da família e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). As limpezas serão feitas em dois horários: às 6h e a partir das 17h.

A limpeza será feita com hipoclorito de sódio. No processo, serão usados 80 pulverizadores, quatro veículos adaptados e dez carros pipas com desinfetantes. Serão 120 funcionários diretamente envolvidos no reforço da higienização da capital.

Ainda de acordo com o prefeito, essa limpeza não afetará a limpeza regular que já é feita na cidade.

Prioridade para pacientes em tratamento de câncer

Assim como os idosos, as pessoas em tratamento de câncer também terão horário prioritário para fazer compras nos supermercados, por causa da baixa imunidade. A determinação vale a partir de sexta-feira (27) e estabelece o período das 7h às 9h para estes pacientes, mesma faixa de horário destinada aos idosos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia