24/03/2020 às 16h32min - Atualizada em 24/03/2020 às 16h32min

Campanha de vacinação lota postos de saúde e drive-thru

Com o início da campanha nacional de vacinação contra a influenza, nesta segunda-feira (23), os postos de saúde de Salvador ficaram lotados

Ab Noticia News
Por: Poliana Antunes Tribuna da Bahia, Salvador
Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

Com o início da campanha nacional de vacinação contra a influenza, nesta segunda-feira (23), os postos de saúde de Salvador ficaram lotados. Para amenizar essa situação, já que a recomendação é evitar aglomerações por conta do novo coronavírus, a Prefeitura montou uma estratégia especial para aplicação das doses aos maiores de 60 anos através de esquema drive-thru, dentro do próprio veículo.

A novidade foi aprovada pelos idosos que estiveram ontem, na enorme fila, que se formou na entrada do Centro de Convenções, um dos pontos estratégicos para vacinação. “Facilitou muito minha vida. Estou sem sair de casa faz uns 10 dias. Sei que a vacina não afasta o novo coronavírus, mas pelo menos fico protegido contra a influenza. E com essa modalidade de tomar a vacina da gripe dentro do carro, me senti mais seguro”, declarou Aroldo Bezerra, 68 anos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a imunização também ocorre nas 146 salas de vacina presentes nas unidades básicas de saúde, também de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nestes locais, assim como os idosos, trabalhadores de saúde como enfermeiros, higienizadores, condutores de ambulância e demais profissionais que atuam diretamente no setor também estão sendo imunizados nesta primeira fase.

CORONAVÍRUS, PARA ONDE IR?

As pessoas consideradas suspeitas são aquelas que se enquadram nos critérios clínicos e epidemiológicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde. Estas serão atendidas nos diferentes pontos de atenção da rede assistencial e podem ter como primeiro acesso, os seguintes equipamentos de saúde:

Unidade de Saúde da Família e Unidade Básica de Saúde (no âmbito da atenção primária); Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Serviço de Atenção Domiciliar (Programa Melhor em Casa) e Portas de Urgência e Emergência Hospitalar (no âmbito da atenção especializada).

Indivíduos com suspeita ou confirmação da infecção, com sinais de agravamento do quadro clínico (conforme critérios) devem ser encaminhados ao hospital de referência terciária estadual, exclusivamente, através da Central Estadual de Regulação, de acordo com a disponibilidade do recurso, a saber: Instituto Couto Maia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia