23/03/2020 às 19h59min - Atualizada em 23/03/2020 às 19h59min

Redução de 50% na frota de ônibus causa filas e lotação em Salvador

Medida faz parte da estratégia da prefeitura para evitar aglomerações de pessoas e o contágio pelo novo coronavírus. Frota rodou com 30% a menos no fim de semana

Ab Noticia News
Tribuna da Bahia, Salvador
Reprodução/TV Bahia

As primeiras horas do primeiro dia da redução de 50% da frota de ônibus em Salvador foram marcadas por filas de passageiros e veículos lotados. A medida faz parte da estratégia da prefeitura para evitar aglomerações de pessoas e o contágio pelo novo coronavírus.

Segundo informações da prefeitura, durante o fim de semana a redução da frota foi de 30%. Na Estação da Lapa, terminal rodoviário que tem presença grande de passageiros principalmente em horários de pico, muitas filas foram formadas entre 7h e 8h. Com isso, os ônibus saíram cheios.

"Eu queria fazer um apelo as nossas autoridades. Pelo amor de Deus, a gente está em uma guerra contra um vírus que é invisível, e os carros nos horários de pico estão andando cheio. A Organização Mundial de Saúde disse que a gente ter que ter um espaço de 1,5 m para o outro e não está acontecendo isso", reclamou o motorista Leandro de Jesus.

Também durante a manhã, os ônibus que passavam pelos pontos do bairro da Santa Luzia do Lobato, que fica no subúrbio ferroviário, também registravam lotação de passageiros.

Um coletivo que faz a linha da Base Naval/Lapa teve um problema elétrico quando parou em um desses pontos. Os passageiros tiveram que descer do transporte e esperar o próximo ônibus chegar no local.

"Atrasada e o ônibus ainda quebrou. Era para ter mais ônibus e não tirar a metade, porque era para ter melhores condições para a gente ir trabalhar. Se enche, como é que vai? Se diminuiu a frota, fica muito cheio, então o risco está de qualquer jeito, não tem para onde correr", disse Dona Rosa, que ia trabalhar no bairro da Federação.

Algumas vans que fazem transporte de pessoas na localidade também registraram superlotação.

Já no bairro de Plataforma, também no subúrbio, os pontos não estavam cheios, mas a reclamação era de atraso. "O meu [ônibus] mesmo está atrasado 20 minutos", reclamou um dos passageiros.

Dentro dos ônibus, muitas pessoas estavam com máscaras no rosto. A recomendação dos infectologistas é de que só aqueles que estejam com sintomas usem o equipamento nas ruas, além de funcionários de unidades de saúde.

Com a redução do número de coletivos, metade dos ônibus está fazendo o transporte de passageiros na cidade. A frota total de Salvador é de 2.300 veículos. Segundo o prefeito ACM Neto, o número de ônibus ainda pode diminuir.

"Nessa semana nós vamos ter menos atividades funcionando na cidade, inclusive a própria prefeitura reduzindo os seus serviços, nós vamos ter que continuar reduzindo o transporte público para que a população veja que, sem ônibus, não adianta se aglomerar na estação, porque não haverá o transporte, principalmente nos horários que prejudiquem as pessoas que têm que trabalhar", disse o prefeito.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia