27/01/2019 às 16h42min - Atualizada em 27/01/2019 às 16h42min

Amazon inicia testes com robô autônomo para entregas

No início, os 'Scouts' serão acompanhados por funcionários da companhia

O Globo
O Amazon Scout é um pequeno robô autônomo para entregas de produtos Foto: Amazon
RIO — A “última milha” — transporte do centro de distribuição ao destino final — é o maior desafio logístico das empresas. Em média, esse percurso responde por cerca de 30% do custo total do frete do comércio eletrônico, empregando caminhões de pequeno porte, com atrasos por imprevistos e insucessos nas entregas. Para resolver essa questão, a Amazon começou a testar nesta semana o uso de um pequeno veículo autônomo, batizado como Scout.
O Scout é um pequeno veículo com seis rodas que trafega pela calçada, sem um controlador. O programa piloto tem seis desses veículos fazendo entregas no Condado Snohomish, em Washington. No início, eles seguirão pelas rotas de forma autônoma, mas serão acompanhados por funcionários da companhia. Em vídeo promocional, a empresa mostra o Scout trafegando por ruas e calçadas até parar em frente de uma casa, onde uma cliente recolhe um pacote.

“Nós estamos felizes em receber o Amazon Scout na nossa crescente linha de soluções de entrega inovadoras e queremos aprender com esta primeira vizinhança para que o Amazon Scoute possa, com o tempo, fornecer ainda mais sustentabilidade e conveniência às entregas”, afirmou a empresa, em comunicado.

Os consumidores do Condado Snohomish poderão fazer compras normalmente pela Amazon e optar pela entrega com o Scout. Assim como no frete tradicional, o Scout terá opções para entregas no mesmo dia ou em até dois dias para assinantes do serviço Prime.

E a Amazon não é a única gigante do comércio eletrônico em busca de novos modelos para cumprir a última milha das entregas. Na China, o Grupo Alibaba desenvolve o G Plus, um pequeno veículo autônomo que está em testes na sede da companhia, em Hangzhou.
No campus da Universidade George Mason, em Fairfax, na Virgínia, a Sodexo, em parceria com a start-up Starship Deliveries, montou uma frota com 25 robôs autônomos para entregas de comida a professores, estudantes e funcionários. Após fazer os pedidos, os clientes podem acompanhar a localização do robô num mapa e recebem uma notificação quando o pedido chega ao destino.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia