27/01/2019 às 16h28min - Atualizada em 27/01/2019 às 16h28min

Vodafone suspende instalação de equipamentos da Huawei

Laços de fabricante chinesa com Pequim preocupam países do ocidente

Reuters
Governos do ocidente suspeitam que Huawei pode ser usada para espionagem pela China Foto: Chris Wattie / REUTERS
LONDRES — A Vodafone, segunda maior operadora de telefonia celular do mundo, afirmou nesta sexta-feira que está "pausando" a implementação de equipamentos da chinesa Huawei até que governos do ocidente encerrem suas preocupações sobre as atividades do grupo asiático.
A Huawei enfrenta crescentes restrições de governos sobre seus laços com a liderança da China e tem negado alegações de que sua tecnologia possa ser usada por Pequim para espionagem. 

O presidente-executivo da Vodafone, Nick Read, afirmou nesta sexta-feira que o debate por enquanto está em um nível "muito simplista" e acrescentou que a Huawei é uma importante fornecedora de equipamentos em um mercado dominado por apenas três empresas.

"Devido a isso, decidimos pausar a implementação de equipamentos da Huawei em nossa rede enquanto vamos nos engajar com várias agências e governos e com a Huawei para acertarmos a situação. Eu sinto que a Huawei está realmente aberta e trabalhando duro", disse o executivo.
 

 

A Huawei superou a sueca Ericsson e se tornou a maior fabricante de equipamentos para telecomunicações do mundo no início desta década, apesar de ser excluída do mercado norte-americano. A terceira maior fornecedora é a finlandesa Nokia.

Read afirmou que a indústria de telefonia móvel da Europa vai enfrentar custos maiores e atrasos na implementação de redes 5G se as autoridades do bloco proibirem os produtos da Huawei.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia