09/12/2018 às 21h32min - Atualizada em 09/12/2018 às 21h32min

Toma posse diretoria da nova Agência Reguladora de Mineração

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil Brasília
Quatro diretores, além do diretor-presidente, tomam posse na Agência Nacional de Mineração - José Cruz/Agência Brasi

Tomaram posse hoje (6) os diretores da recém-criada Agência Nacional de Mineração (ANM), que substituirá o antigo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e será responsável pela regulamentação e fiscalização do setor de mineração no país.

Solenidade de  posse do diretor da Agência Nacional de Mineração, Tomás Figueiredo Filho.

Solenidade de posse do diretor da Agência Nacional de Mineração, Tomás Figueiredo Filho.

Quatro diretores, além do diretor-presidente, tomam posse na Agência Nacional de Mineração - José Cruz/Agência Brasil

Para o cargo de diretor-geral foi nomeado o geólogo Victor Hugo Froner Bicca, que terá mandato de quatro anos. Bicca era diretor-geral do DNPM, que, com a nova agência, será extinto.

Em discurso, ao tomar posse, Bicca disse que a criação do ANM e as alterações no Código Nacional de Mineração (CNM) "limparam a pauta de décadas do setor", deixando a ambiência "pronta para as reformas". "A transição para um novo modelo no setor já está em curso", afirnou.

A expectativa é que, com a criação da ANM, sejam abertas cerca de 20 mil áreas de exploração. O diretor-presidente da nova agência disse que trabalhará para fortalecer a ANM com mais recursos, incrementar o uso de tecnologias da informação nos procedimentos do órgão regulador e investir em concursos públicos e qualificação e valorização dos servidores.

Também foram nomeados nesta quarta-feira quatro diretores da ANM: Debora Toci Puccini, Tomás Antônio Albuquerque de Paula Pessoa Filho, Tasso Mendonça Júnior e Eduardo Araujo de Souza Leão.

Edição: Nádia Franco
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »