12/03/2020 às 21h23min - Atualizada em 12/03/2020 às 21h23min

Crianças em depressão: número de casos quase dobrou na última década

Entenda o que é essa doença e como ajudar seu filho a se curar

Ab Noticia News
Folha Universal
Reprodução

O número de crianças depressivas praticamente dobrou desde 2010. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há dez anos 4,5% das crianças do mundo sofriam com depressão. Hoje são 8%.

De acordo com os especialistas, a dificuldade que as crianças têm em expressar o que estão sentindo é um dos principais fatores que contribuem para esse aumento tão significativo. Sem saber conversar nem mesmo com seus pais, permitem que os sintomas se desenvolvam e se agravem.

Andrea Villas Boas, coordenadora nacional da Escola Bíblica Infantil (EBI), acredita que “uma das melhores maneiras de evitar que isso ocorra é conhecer a criança. Observar seus comportamentos, suas reações, sua rotina. Se os pais perceberem algo estranho ou fora do normal, a conversa não pode deixar de acontecer”.

De acordo com ela, “a conversa faz parte de todo tipo de relacionamento, principalmente entre pais e filhos. Acredito que a criança se sinta mais segura quando ela percebe que seus pais querem entender para poder ajudar de alguma forma”.

Mas o que é a depressão?

Em seu blog pessoal, o Bispo Edir Macedo explica que “a depressão é o estado de desespero da alma”.  E, segundo ele, “a sensação de vazio profundo é a maior dor do depressivo. Os sintomas da depressão começam com a dúvida, em seguida vem o medo, o vazio, a tristeza profunda, a agonia e vai por aí afora”.

Todos esses sintomas são difíceis para uma criança expressar.

Os pais que estão atentos ao seu filho – e percebem os sinais – devem buscar ajuda espiritual para a cura da criança. O Bispo explica que “tratar da depressão é tratar da ALMA. E para tratar da ALMA só existe um caminho: OUVIR a Palavra de Deus; MEDITAR nas Sagradas Escrituras, enfim, ABSORVER o Espírito da Bíblia”.

Para Andrea Villas Boas, “nós, adultos, aprendemos por meio da Palavra de Deus que há solução quando se crê e se manifesta a fé em Deus, através do Senhor Jesus”. Assim, “levar essa consciência de que existe um Deus que pode agir em nosso favor, também, é essencial para a mudança de qualquer situação nas crianças”.

Você pode encontrar ajuda para cumprir essa missão, também, na EBI. Os voluntários que participam do projeto estão preparados para dar suporte e orientação aos pais e responsáveis que precisam de auxílio na educação de seus filhos. Tudo isso gratuitamente!

Para conhecer de perto o trabalho da EBI e aprender a ajudar seu filho, clique aqui agora mesmo.

Todas as sextas-feiras, na Universal, também acontece a reunião de combate à depressão. Em São Paulo, no Templo de Salomão, os horários são 10h, 12h, 15h e 20h. O endereço é Avenida Celso Garcia, 605, Brás. Mas você pode participar em qualquer Universal. Encontre o endereço da igreja mais próxima da sua casa aqui.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia