09/12/2018 às 16h54min - Atualizada em 09/12/2018 às 16h54min

Bolsonaro indica ex-secretário de São Paulo para Ministério do Meio Ambiente

Nome preferido dos ruralistas, Ricardo de Aquino Salles já foi denunciado pelo MP por improbidade administrativa

O Globo
Ricardo de Aquino Salles, ex-secretário estadual do Meio Ambiente de SP, vai assumir Ministério do Meio Ambiente de Bolsonaro Foto: Divulgação
RIO - O presidente eleito, Jair Bolsonaro , anunciou neste domingo em seus perfis nas redes sociais a indicação do advogadoRicardo de Aquino Salles para comandar o Ministério do Meio Ambiente a partir de 1º de janeiro, como antecipou O GLOBO na quinta-feira . A pasta era a única das 22 que ainda aguardava uma indicação. Salles foi secretário de Meio Ambiente de São Paulo entre 2016 e 2017, na gestão de Geraldo Alckmin.

O ex-secretário de São Paulo já era cotado para o cargo e era o nome preferido dos ruralistas. O nome dele foi indicado por várias entidades ligadas ao setor produtivo, como o agronegócio, construção civil, comércio e indústria. A Sociedade Rural Brasileira e a União da Agroindústria Canavieira (Unica) divulgaram nota de apoio ao advogado. Na segunda-feira, Salles também recebeu apoio de setores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

 O advogado foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo pela prática de improbidade administrativa . Segundo o MP, Aquino teria fraudado mapas do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Várzea do Rio Tietê para beneficiar setores econômicos. O valor da ação é de R$ 50 milhões.

De acordo com a denúncia, Aquino teria determinado atos administrativos para adulterar mapas  do Plano de Manejo. Além disso, segundo a denúncia, o futuro ministro procurou beneficiar setores econômicos, notadamente a mineração, e algumas empresas ligadas à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A reportagem não conseguiu contato com o ministro nomeado, nem com sua defesa. À revista Globo Rural, Salles se defendeu das acusações e afirmou que as duas decisões liminares da Justiça foram favoráveis a ele até o momento.
 

— Defendo o que o fiz é correto. O MP tem opinião diferente, mas continuo defendendo que as medidas que nós adotamos na Secretaria [de Meio Ambiente de São Paulo] para corrigir o plano de manejo da APA do Tietê eram extremamente necessárias. Portanto, assim foi feito – disse Salles.Salles também foi investigado pelo Ministério Público Estadual por intermediar processos administrativos e outras atividades supostamente ilícitas na Junta Comercial de São Paulo. 

Filiado ao partido Novo, Salles concorreu ao cargo de deputado federal nas eleições de outubro por São Paulo, mas não foi eleito.

O presidente eleito  pretende fazer várias mudanças no Ministério do Meio Ambiente . A mais polêmica delas, ainda em estudo, é a unificação do Ibama e do ICMBio. Na avaliação do novo governo, a pasta precisa passar por enxugamento de despesas e cargos. A equipe de transição acredita haver sobreposição de tarefas entre Ibama e ICMBio.
A pasta já foi alvo de muita indefinição no governo de transição. O plano inicial de Bolsonaro era acabar com a pasta, fazendo uma fusão com o Ministério da Agricultura. Mas ele recuou da medida após pressão tanto de ruralistas e por temer que a unificação prejudicasse o comércio exterior.
 

Bolsonaro é crítico de políticas públicas voltadas ao meio ambiente. Na visão dele, a legislação ambiental atravanca o desenvolvimento econômico e a atividade no campo. O presidente eleito defende flexibilização dos licenciamentos ambientais em favor da produção rural e afirma que existe um excesso de multas. Frequentemente, também condena a atuação de organizações não-governamentais.

Em nota, o atual ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, cumprimenta Aquino pela indicação "com o enorme desafio de promover o desenvolvimento sustentável e a proteção do maior patrimônio natural do Planeta".

"Estaremos à disposição para prosseguir com os trabalhos que vêm sendo realizados com a equipe de transição", diz em nota.

Entidade critica escolha do novo ministro

O Observatório do Clima criticou a escolha de Salles para comandar a pasta do Meio Ambiente. “Salles, ex-diretor da Sociedade Rural Brasileira, promoveu o desmonte da governança ambiental do Estado de São Paulo quando foi secretário de Meio Ambiente de Geraldo Alckmin. Ele é réu na Justiça paulista por improbidade administrativa, acusado de ter alterado ilegalmente o plano de manejo de uma área de proteção ambiental – algo que o presidente e o ministro Sergio Moro, ciosos de um gabinete de probos, precisarão explicar a seus eleitores”, afirmou o Observatório.

Para o observatório, ao escolher Salles para o Meio Ambiente, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, faz “exatamente o que prometeu na campanha e o que planejou desde o início: subordinar o Ministério do Meio Ambiente ao Ministério da Agricultura”. 

 

 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia