07/03/2020 às 18h03min - Atualizada em 07/03/2020 às 18h03min

Final de semana será de chuva

Com o céu nublado, as informações do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), para a previsão é de chuvas fracas e moderadas em Salvador no final de semana

Ab Noticia News
Por: Poliana Antunes Tribuna da Bahia, Salvador
Reprodução

Faltando 15 dias para o fim do verão, o clima em Salvador já começa ficar diferente. Com o céu nublado, as informações do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), para a previsão é de chuvas fracas e moderadas em Salvador no final de semana. Ainda segundo a meteorologia, haverá trovões e riscos de alagamentos em áreas isoladas na capital.

As informações alertam, ainda, para o acumulado de 20 a 40mm de água para o período. O bairro da Palestina terá maior índice sugerido pela previsão, enquanto que o bairro Campinas de Brotas, o menor, com 6.0mm.

O Cemadec explica, ainda, que há uma tendência que essas chuvas sofram uma redução na próxima quarta-feira (11). “O fenômeno que ocasiona o tempo instável está associado à zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS)”, esclarece à central.

A dona de casa Ana Maria, 49 anos, fala da preocupação quando a chuva chega à capital baiana. “Todas as vezes que chove em Salvador fico apreensiva. Moro em uma área que os alagamentos são controlados e não correm riscos de deslizamentos, porém, sei que muitas famílias sofrem com essa situação”, declarou Ana Maria.

Desse modo, os soteropolitanos começam a se preparar para chegada do outono no próximo dia 20, que ocorre após o verão e antes do inverno, sendo assim considerado como um período de transição entre essas duas estações antagônicas.

A característica principal do outono é a gradativa redução da luz solar diária ao longo de sua duração. Isso acontece porque o seu início se faz, justamente, no ápice do equinócio, período em que a Terra encontra-se igualmente iluminada, entre o Hemisfério Norte e Sul, pelo sol, por isso há dias e noites com a mesma duração. Nessa época, o fenômeno também é chamado de equinócio de outono, o que também é útil para diferenciar o outro equinócio que marca o início da primavera.

Dessa forma, à medida que os dias do outono sucedem-se, a iluminação da Terra pelo Sol vai ficando cada vez mais desigual o que provoca a duração menor dos dias em relação às noites. Essa redução na incidência de radiação sobre a superfície provoca, com isso, diversas alterações climáticas e naturais.

Vale lembrar que, assim como todas as estações do ano, o outono é mais diretamente sentido e percebido nas zonas da Terra situadas mais ao norte e mais ao sul. Nas áreas equatoriais, de latitudes baixas, a divisão do ano em quatro estações não é tão perceptível em termos práticos e empíricos.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia