09/12/2018 às 12h44min - Atualizada em 09/12/2018 às 12h44min

Disputa para a Presidência da Câmara já tem oito candidatos

Além do projeto de reeleição do atual comandante da Mesa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a Casa deve ter postulantes de outros quatro partidos

O Globo Natália Portinari
O plenário da Câmara, em Brasília Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo
BRASÍLIA — Faltando pouco mais de uma semana para o fim dos trabalhos do atual Congresso , a disputa pela presidência da Câmara no período de 2019-2020 já tem oito deputados como candidatos. Além do projeto de reeleição do atual comandante da Mesa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a Casa deve ter postulantes de outros quatro partidos.
Alguns nomes fora do PSL contam com a simpatia de Jair Bolsonaro, como Alceu Moreira (MDB-RS), João Campos (PRB-GO), Capitão Augusto (PR-SP), lideranças das bancadas ruralista, evangélica e da segurança, respectivamente, além de Giacobo (PR-PR). Os outros nomes que já manifestaram a intenção de disputar são Fábio Ramalho (MDB-MG), JHC (PSL-AL) e Delegado Waldir (PSL-GO). Os dois últimos são do partido do presidente eleito. Ele defende, porém, que sua sigla não lance um nome próprio.

Aliados do atual presidente da Câmara dizem que os oponentes, por ora, não ameaçam sua vantagem e apostam que não conseguirão aglutinar apoio fora de seus próprios nichos.

— Bolsonaro disse que não poderia manifestar apoio à minha candidatura porque isso, para quem acabou de ser eleito presidente, não ficaria bem. Tem outros parlamentares que contam com a simpatia dele. Não tenho o apoio exclusivo do Bolsonaro, tenho também o apoio dele — disse Alceu Moreira ao GLOBO.

A predileção dada ao DEM na formação dos ministérios de Bolsonaro enfraqueceu, na visão de alguns, o favoritismo de Maia. Nas palavras do deputado Alberto Fraga (DEM-DF), os ministros do DEM causaram “ciúmes” na Câmara e geraram uma impressão de que o partido foi favorecido pelo governo. Dirigentes da sigla e o próprio Maia negam o desconforto e dizem que vão se manter independentes.
 

A aposta é que o nome de Rodrigo Maia consiga congregar, além de deputados do centrão, votos de deputados de esquerda em um eventual segundo turno, o que o torna mais viável do que os deputados alinhados mais claramente à direita. O bom trânsito de Maia com setores da esquerda, como PT e PCdoB, porém, gera desconfianças entre os bolsonaristas.

A força da bala

Campos é quem tem uma articulação cada vez mais visível nos corredores da Câmara. Além de ser da bancada evangélica, Campos é delegado e vice-presidente da Frente Parlamentar da Segurança Pública, a chamada bancada da bala. Ele também tem uma relação próxima com Bolsonaro. No último mês, esteve com o presidente eleito três vezes.

Já Giacobo afirma que aguarda uma deliberação de seu partido para decidir se vai, de fato, se candidatar.

Na bancada da bala há outro amigo do presidente que está na disputa: Capitão Augusto (PR-SP). Ele aposta que o fato de ser de São Paulo e representar os militares pode ajudá-lo. Ele compactua com a visão do filho do presidente eleito, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que o próximo presidente da Casa tem que “tratorar” a oposição.

Há divisão no próprio campo de Bolsonaro. O presidente eleito declarou que seu partido não terá um representante na disputa, mas Delegado Waldir diz que manterá seu nome. Cita como exemplo o próprio Bolsonaro, candidato em 2017 e teve quatro votos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia