15/11/2018 às 21h43min - Atualizada em 15/11/2018 às 21h43min

Portões fecham antes das 13h em local de prova no Rio e causam tumulto

Candidatos chegaram à Veiga de Almeida ao menos um minuto antes do horário oficial e foram barrados

O Globo Ana Paula Blower
Imagem mostra os portões já fechados às 12h59 Foto: Ana Paula Blower
RIO — O fechamento dos portões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado, neste domingo, em meio a um pequeno tumulto na Universidade Veiga de Almeida do Maracanã. Dois candidatos chegaram ao campus ao menos um minuto antes das 13h, horário oficial limite para entrada no local de prova,  e se depararam com o acesso já fechado. Diante disso, pais de outros estudantes que já tinham entrado começaram a protestar e filmar o bloqueio antecipado.
— Estou bem chateado porque fui bem no primeiro dia. É uma contravenção fecharem os portões antes do horário previsto — afirmou Estevão Bonotto, um dos candidatos a chegar minutos antes do horário oficial.

Após ser barrado, o estudante ligou para a polícia para relatar o ocorrido, mas, segundo a PM, como não havia crime, somente a administração da universidade poderia resolver o problema. De acordo com o jovem, ele não conseguiu chegar mais cedo ao local de prova porque passou mal pela manhã.

O outro candidato barrado um minuto antes do horário oficial foi embora logo em seguida, mas Bonotto esperou até 13h30, horário oficial de início das provas, no local, mas não conseguiu falar com ninguém responsável pelo exame.

Diante do fechamento antecipado dos portões, alguns pais que estava diante da entrada da Veiga de Almeida tentaram intervir junto aos funcionários que atuavam na realização do exame, mas, diante do insucesso, começaram a protestar e filmar o acesso ao local de prova.

— Os estudantes passam por um ano de preparações e angústias. Não foi com um filho meu, mas fiquei indignada da mesma forma. Isso não se faz — afirmou a fonoaudióloga Luciana de Carvalho.
Em resposta ao GLOBO, o Inep afirmou que "vai confrontar as informações para identificar se, de fato, houve o fechamento do portão antes do horário."  A instituição disse ainda que o candidato poderá relatar o ocorrido no período de 12 a 19 de novembro de 2018 pela página do participante


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia