04/03/2020 às 11h27min - Atualizada em 04/03/2020 às 11h27min

Chuvas na Baixada Santista: voluntários da Universal auxiliam vítimas e profissionais

Mais de 300 voluntários participaram, inicialmente, da ação emergencial na região

Ab Noticia News
Folha Universal
Reprodução

Na madrugada desta terça-feira, 3 de março, um forte temporal atingiu as nove cidades da Baixada Santista, litoral do estado de São Paulo, porém, as mais afetadas foram Santos, São Vicente e Guarujá, causando a morte de 19 pessoas (sendo 15 delas no Guarujá) e, até o fechamento desta reportagem, 29 ainda estavam desaparecidas.

Dentre as vítimas fatais também estão dois bombeiros que atuavam no resgate de soterrados no Guarujá, cidade onde, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, já choveu o que era esperado para todo o mês.

De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil às 6h30 desta quarta-feira (4), há 198 pessoas desabrigadas, sendo 155 no Guarujá, 6 em São Vicente e 37 em Santos.

Especificamente no Guarujá, foram registrados sete deslizamentos, sendo os mais críticos nos morros Bela Vista, mais conhecido como Morro do Macaco Molhado, e no Morro Barreira.

Em São Vicente, um casal foi arrastado pela correnteza e está desaparecido. O prefeito do local, Pedro Gouvêa, decretou estado de calamidade pública. 

Já na cidade de Santos, foram registrados diversos pontos de alagamentos e a circulação foi bloqueada em várias vias da cidade, inclusive, em importantes avenidas. 

Ajuda humanitária

Logo nas primeiras horas, após a situação de calamidade se instalar, mais de 300 voluntários da Universal do Guarujá e região se mobilizaram para prestar auxílio à população e às equipes que trabalham, incansavelmente, nas ocorrências. 

Água, roupa, alimentos não perecíveis, colchões e, sobretudo, uma palavra de fé, foram levados às vítimas dos deslizamentos. Além disso, o grupo ainda prestou auxílio nas buscas por vítimas e levaram água e alimentos às autoridades que lá estão. 

“A gente percebe uma grande ajuda humanitária, não só da Universal, mas de muitas pessoas que vêm ajudar, trazer uma palavra amiga e um pouco de alimento para que as vítimas possam ter conforto nesse momento tão difícil”, disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Marcos Palumbo. 

Os profissionais envolvidos nas ocorrências passam por momentos de tensão, que os deixam com os sentimentos à flor da pele.

Para a coordenadora da Força Tarefa da Guarda Civil Municipal, Valéria Amorim, a presença dos voluntários é importante, também, para os profissionais. 

“Em um momento desse é muito importante que as pessoas se sintam amparadas. A presença de vocês aqui é muito importante. Ficamos em um estado muito difícil, por isso, é importante ter alguém que traga o equilíbrio”,  destacou ela.

 

 

Ajude você também

As sedes da Universal na Baixada Santista se tornaram ponto de arrecadações. Se você deseja contribuir com esta ação social, procure a igreja mais próxima e faça a sua doação. Produtos de higiene pessoal, roupas em bom estado, colchões, alimentos não perecíveis e água são necessidades emergenciais. Encontre uma Universal perto de sua casa, clicando aqui e colabore. 


 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia