05/11/2018 às 21h17min - Atualizada em 05/11/2018 às 21h17min

Príncipe Charles reconhece papel do Reino Unido no tráfico de escravos

Em Gana, filho da rainha disse que profunda injustiça" não pode ser esquecida

O Globo
Príncipe Charles em sua visita a Gana durante turnê que também incluu Nigéria e Gâmbia Foto: FRANCIS KOKOROKO / REUTERS
ACRA —  Numa visita a Gana, o príncipe Charles reconheceu  o papel do Reino Unido no tráfico de escravos, que chamou de "uma mancha indelével na História do nosso mundo". O país africano era um centro onde escravos eram mantidos antes de serem enviados a outros países, sobretudo do outro lado do Atlântico.

Em seu discurso, o filho da rainha Elizabeth disse que a "profunda injustiça" do passado nunca deveria ser esquecida. Dois dias atrás, o príncipe visitou o Castelo Christiansborg, em Osu, onde cerca de 1,5 milhão de africanos foram vendidos. Mais tarde, o castelo tornou-se a sede do governo de Gana após a sua independência em 1957.

— No Castelo de Osu, foi especialmente importante para mim, como foi na minha primeira visita 41 anos atrás, reconhecer o capítulo mais doloroso nas relações de Gana com os países da Europa, incluindo o Reino Unido — disse ele. — A terrível atrocidade do tráfico de escravos e o sofrimento inimaginável que causou deixaram uma mancha indelével na História do nosso mundo.

O Reino Unido proibiu o comércio de escravos através do Atlântico em 1807, mas a abolição total da escravidão demorou uma geração a mais ainda para se concretizar.

— Embora o Reino Unido possa se orgulhar de liderar o caminho na abolição deste comércio vergonhoso, temos uma responsabilidade compartilhada de garantir que esse horror desprezível da escravidão nunca seja esquecido —  disse ele.

O príncipe e sua esposa Camila estão na segunda etapa de uma viagem a três países africanos, depois de visitar a Gâmbia, onde Charles  parabenizou seus líderes por retornar à Comunidade das Nações. Na terça-feira eles irão para a Nigéria. O casal concluirá sua turnê uma semana antes de Charles comemorar seu 70º aniversário em 14 de novembro.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia