05/11/2018 às 11h16min - Atualizada em 05/11/2018 às 11h16min

‘Se tem compromisso, ajuste o relógio manualmente’, alerta Google sobre horário de verão

Nem todos os aparelhos receberam atualização do sistema operacional com as regras atuais

O Globo Sérgio Matsuura
Donos de smartphones Android devem alterar o relógio manualmente na noite do próximo sábado para não serem surpreendidos com o início do horário de verão Foto: JUSTIN SULLIVAN / AFP
RIO — Na virada do próximo sábado para domingo, os relógios deverão ser adiantados em uma hora com o início oficial do horário de verão, mas alguns smartphones Android provavelmente não farão a atualização automática. Por esse motivo, o Google recomenda que todos que tiverem um compromisso importante, como os 5,5 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, façam o ajuste manual do telefone antes de irem para a cama.

“Se você tem um compromisso importante que não pode perder no dia 4 de novembro, prepare-se com antecedência definindo manualmente a hora em seu telefone antes do início do horário de verão”, alerta o Google, em texto publicado no blog da companhia.
 

Os donos de smartphones com o sistema operacional Android, sobretudo aqueles que sofreram com a falha do dia 21, devem entrar no menu “Configurações” e procurar pelo item “Sistema”. Depois, acessar a função “Data e Hora”, desativar as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático” e adicionar uma hora ao horário local, nos estados onde o horário de verão é implementado.

Na manhã seguinte, os mesmos passos devem ser seguidos para a reativação das opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”. Então, o aparelho deve ser reiniciado para que o relógio seja ajustado pelo sinal enviado pelas operadoras.

Existem dois protocolos que ajustam o horário nos aparelhos eletrônicos. O NITZ (Identidade de Rede e Fuso Horário, na sigla em inglês) é um deles, enviado pelas operadoras. O outro é o NTP, Network Time Protocol, ou Protocolo de Tempo para Redes, que ajusta os relógios pela internet. O NTP opera na escala UTC (Tempo Universal Coordenado, na sigla em inglês) e não é afetado pela mudança, nem interfere nos ajustes, do fuso horário ou horário de verão, essa função cabe aos sistemas operacionais.

Para isso, as fabricantes de sistemas operacionais contam com a Iana (Autoridade para Atribuição de Números da Internet, na sigla em inglês), que oferece um banco de dados de fusos horários de todos os países, um arquivo conhecido pela sigla TZ, abreviação de Time Zones. Em janeiro, ele foi atualizado com as informações do decreto 9.242, de 15 de dezembro de 2017, que alterou o horário de verão para o “primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional”, em vez da regra anterior que definia o início no terceiro domingo de outubro.

Entretanto, a atualização deste arquivo, com as novas regras adotadas pelo Brasil, não aconteceu em todos os aparelhos Android. Por ser um sistema fragmentado entre várias fabricantes, que possuem centenas de modelos no mercado, nem todos os aparelhos receberam uma atualização. E entre os que receberam, nem todos os donos fizeram a instalação. Dessa forma, muitos smartphones ainda estão com as regras antigas do horário de verão e não farão a atualização automática no próximo domingo.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia