19/02/2020 às 16h35min - Atualizada em 19/02/2020 às 22h31min

Açaí: a fruta com superpoder para a saúde

Esse superalimento veio do Norte do país e ganhou fama internacional pelos benefícios que traz para o organismo

DINO
https://www.sodexobeneficios.com.br/


O verão chegou com tudo! Nessa época, nada melhor do que consumir algo refrescante para suportar as altas temperaturas. O açaí pode ser uma boa opção - e ele foi eleito o primeiro superalimento de 2020 pela Sodexo.

O açaí é uma fruta originária da mata nativa da Amazônia. Atualmente, 95% da sua produção se concentra no Pará. Enquanto na região Norte o açaí é servido como acompanhamento de pratos salgados, no restante do Brasil ele é mais conhecido pela polpa congelada que é usada como base para aquele creme roxo e delicioso.

Os benefícios do açaí

A fruta é rica em proteínas, fibras, lipídeos, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas. Mas o que torna o açaí especial é a sua alta concentração de antocianina, o pigmento que dá a cor roxa tão característica do alimento. Ele, ainda por cima, tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres, que causam doenças e envelhecimento precoce. E tem mais:

- A vitamina C e E combinadas à antocianina melhoram a circulação;

- Suas fibras ajudam a regular o intestino;

- É rico em ácido oleico, o que contribui para o controle do colesterol e do risco de doença cardíaca;

- Ajuda na saúde do cérebro, prevenindo problemas como a perda de memória;

- Caso consumido adequadamente, o açaí é um ótimo pré-treino por ser fonte de energia e por conter antioxidantes;

- É um energético natural, melhorando a disposição.

Como consumir açaí?

A polpa do açaí costuma ser consumida gelada e doce, tanto na tigela quanto batida como suco ou vitamina. No entanto, é preciso ter cuidado ao consumir a fruta.

O açaí possui muitos carboidratos. Por isso, é importante ficar de olho na frequência do consumo, principalmente para os diabéticos.

Na hora do consumo é comum acrescentar granola, frutas e alguns complementos, como leite condensado, leite em pó, amendoim e mel. Isso torna o açaí ainda mais calórico, contribuindo com o ganho de peso. Para que a fruta fique mais saudável, é desaconselhável adicionar itens ricos em açúcares, procurando consumir o alimento em sua forma mais natural possível.

Além disso, na hora da compra, é preciso ficar de olho nas opções industrializadas, que contêm grande quantidade de xaropes e açúcares.

Para conquistar os benefícios do açaí, uma porção de 100g da fruta é suficiente. Na dúvida, é importante consultar uma nutricionista para orientação do melhor plano alimentar.

A Sodexo é líder em soluções para qualidade de vida. Mais informações.



Website: https://www.sodexobeneficios.com.br/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia