04/11/2018 às 19h34min - Atualizada em 04/11/2018 às 19h34min

Prestes a completar 70 anos, Declaração Universal dos Direitos Humanos é citada no Enem

Documento internacional foi construído após a Segunda Guerra mundial

O Globo
uestão sobre Declaração dos Direitos Humanos Foto: Reprodução
RIO-  A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 70 anos em dezembro de 2018, também foi tema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em uma questão da prova de Linguagens, o Enem abordou um texto das Nações Unidas sobre a importância da Declaração, o contexto em que ela foi criada e os desafios para sua promoção nos dias atuais.

" ' A Declaração Universal dos Direitos Humanos está completando 70 anos em tempos de desafios crescentes, quando o ódio, a discriminação e a violência permanecem vivos', disse a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Audrey Azoulay", diz um trecho do texto que aparece na prova.

O documento foi criado após a Segunda Guerra Mundial para garantir direitos básicos e a dignidade humana a todos. No texto que aparece no Enem, representantes da ONU falam sobre os desasfios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a intenção de não deixar ninguém de fora da promoção desses direitos.

Ao concluir, a diretora-geral da Unesco fala sobre a importância da educação para alcançar esse objetivo. A questão, puramente interpretativa, pede que os estudantes apontem qual a estratégia defendida pela representante para atingir esse fim.

Neste domingo, os candidatos fizeram as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Eles tiveram das 13h30 às 19h para resolver 180 questões e escrever o texto. No próximo domingo, os estudantes farão as provas de Ciências da Natureza e Matemática das 13h30 às 18h30.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia