10/06/2024 às 18h04min - Atualizada em 11/06/2024 às 00h00min

Pós-graduação em Inteligência Artificial tem aumento de buscas no começo deste ano, aponta estudo

Os números refletem a alta demanda por profissionais em IA no mercado

ANDRé ELOI
(créditos: iStock/Poca Wander Stock)
 

Segundo uma pesquisa feita pela Agência Conversion, o termo "pós-graduação em Inteligência Artificial" obteve 1.900 buscas em janeiro e 1.600 tanto em fevereiro quanto em março deste ano. Comparando ao mesmo período de 2023, foi constatado um aumento significativo, uma vez que, na época, foram registradas apenas 590 buscas em janeiro e fevereiro, e 720 em março. 

A pós-graduação é um curso de especialização idealizado para aperfeiçoar conhecimentos específicos, direcionando o estudante para o ramo de atuação desejado. Dito isso, é notável o quanto as áreas que envolvem IA estão em constante evolução, o que evidencia as tendências do mercado de trabalho. 

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é um campo de estudo que abrange diversas tecnologias para desenvolver sistemas e programas capazes de reproduzir padrões de comportamento humano. Esse processo se baseia no entendimento e na criação de algoritmos, associados ao machine learning.

Com esse recurso, instituições de diferentes instâncias, como saúde, educação, segurança, finanças, comunicação, TI e outras, são capazes de otimizar processos, facilitando a resolução de problemas. Sobre esse viés, essa é uma ferramenta que está fazendo cada dia mais parte da rotina das pessoas, uma vez que elas estão aderindo ao uso de assistentes virtuais, filtros e sistemas de reconhecimento facial para atividades do dia a dia.

Por que o interesse na pós-graduação em Inteligência Artificial está crescendo?

Com o avanço tecnológico e a crescente necessidade de automatização de procedimentos, diversos setores estão demandando mão de obra especializada. Logo, o interesse pela área de Inteligência Artificial está cada vez mais presente no meio acadêmico. Conforme o relatório do Fórum Econômico Mundial, realizado em conjunto com a Fundação Dom Cabral no Brasil, profissões ligadas às IAs demonstram maior potencial de crescimento até 2027. 

A demanda no mercado de trabalho é alta, porém a concorrência pelas vagas também, o que justifica o aumento da procura pelas melhores especializações, e, para se destacar, o ideal é possuir uma pós-graduação na área. Ademais, os salários oferecidos são um grande atrativo. De acordo com o site Glassdoor, a média salarial do profissional de IA está entre R$ 5.000 e R$ 16.000 por mês, podendo atingir valores maiores em cargos sênior.

Quem pode fazer a pós-graduação em IA?

Atualmente, praticamente todos os setores exigem um conhecimento básico em tecnologia, mas, para atuar, de fato, com IA, existem alguns pré-requisitos. Portanto, essa especialização é mais indicada para alunos já graduados em computação, engenharias, ciências exatas ou áreas correlatas. Isso porque o curso exige alguns conhecimentos prévios, como linguagem de programação, matemática, estatística, raciocínio lógico, entre outros conceitos.  

Qual o conteúdo dessa especialização?

Existem diferentes ofertas de pós-graduação em IAs nas universidades, então é necessário que o estudante pesquise a fundo para saber qual vai se adequar melhor aos seus anseios. Entretanto, existem alguns conceitos importantes que são aprofundados durante esse percurso; são eles: 

  • Algoritmos: conjunto de instruções lógicas utilizadas para resolução de problemas. 
  • Machine Learning (Aprendizado de Máquina): campo de estudo que desenvolve padrões em sistemas a partir do uso de dados.  
  • Deep Learning (Aprendizado Profundo): reconhece padrões e melhora o processamento de dados. 
  • Ética: as resoluções feitas através da IA devem ser transparentes. Além disso, é importante que os profissionais saibam os limites éticos para o uso de dados e algoritmos. 

Em conclusão, é visível que a área de Inteligência Artificial se tornou uma grande tendência. No entanto, para se tornar um profissional ímpar, ingressar em uma pós-graduação é uma excelente escolha para enriquecer o currículo.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia