07/06/2024 às 12h04min - Atualizada em 10/06/2024 às 15h57min

Escassez nos EUA - Profissionais Imigrantes de diversas áreas são necessários para vários setores no país

SAMANTHA DI KHALI
Dra. Ingrid Mc Conville

Líderes empresariais do Nebraska afirmam que o estado americano não conseguirá satisfazer as suas necessidades em termos de mão de obra sem mais imigrantes.

Segundo a investigação encomendada pela Fundação da Câmara de Nebraska, do grupo Economic Leadership, sediado na Carolina do Norte, a imigração surgiu como uma solução primordial para preencher a deficiência de mão de obra do estado e evitar o declínio econômico. Segundo a opinião dos próprios habitantes de Nebraska o sistema atual de imigração tem que ser melhorado, ou seja, é preciso abrir as portas para um maior volume de imigração legal.

É certo que recorrer a uma população estrangeira para fazer face à escassez de trabalhadores nos Estados Unidos não é um conceito novo e no Nebraska o presidente da Câmara, Bryan Slone, chamou a escassez de mão de obra um dos maiores impedimentos do estado para o crescimento e melhora de oportunidades. Umas das propostas a ser considerada é a simplificação e melhora ao acesso a várias categorias de vistos para trabalhadores estrangeiros.

Os três principais programas de vistos temporários utilizados no Nebraska são os vistos H1-B, H2-A e H2-B, que abrem as portas a trabalhadores que vão desde profissionais estrangeiros com formação superior a empregos na agricultura e na construção civil. Além do reconhecimento que a falta de mão de obra é preocupante para todos os estados do país, a conclusão do estudo do Nebraska, adianta que o estado necessita de algumas medidas arrojadas como lançar uma estratégia de recrutamento de imigrantes de alto nível que promova "a intenção do estado de se tornar o lugar mais acolhedor da América para residentes nascidos no estrangeiro". Outra medida seria criar um conselho consultivo estadual de boas-vindas e equipes de apoio regional. Além de se envolver e promover a reforma federal da imigração, que incluiria vistos de trabalho adicionais e um caminho para a cidadania americana para os trabalhadores sem documentos que já estão no Nebraska.

Segundo a advogada de imigração que atua na Flórida há mais de 29 anos, Ingrid Domingues McConville, com a escassez de trabalhadores nos Estados Unidos, os imigrantes tornaram-se necessários ao país em vários setores, ou seja, não apenas para trabalhos simples, como também faltam profissionais em áreas como médicos, dentistas, engenheiros e especialistas tecnológicos. O que está acontecendo com Nebraska é mais um estado que se junta a outros ( Texas, North Dakota, Maryland, Philadelphia etc.) na tentativa de criar meios para atrair mais trabalhadores imigrantes.

Um processo de visto bem preparado, elaborado por advogados de imigração experientes é o caminho para brasileiros (ou outros estrangeiros) que queiram preencher estas lacunas, principalmente em lugares onde a necessidade é ainda maior e com especial acolhimento.

Obtenha mais informações sobre vistos para EUA: @dmvisalaw


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Samantha di Khali Comunica
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia