06/06/2024 às 10h44min - Atualizada em 08/06/2024 às 03h05min

Cargill embarca 700 toneladas de algodão em operação inédita direto em contêineres por ferrovia

ANA CAROLINE CARVALHO
Cargill

A Cargill fez uma operação logística inédita para embarcar cerca de 700 toneladas de algodão direto em contêineres no Porto de Santos no início de maio. Pela primeira vez, a empresa levou o produto já em contêineres pelo modal ferroviário em 100% do trajeto entre o estado de Mato Grosso e o maior porto da América Latina. O projeto ocorreu em parceria com os operadores ferroviários Brado e MRS e com a Maersk como operador multimodal.

A combinação do uso de contêineres e trens para esse transporte garantiu segurança para a carga, agilidade na entrega e evitou a emissão de cerca de 108 toneladas de CO2. Ao todo, foram utilizados 29 contêineres na operação, com mais de 22 toneladas cada. Cerca de 30% da carga embarcada conta com certificação BCI (Better Cotton Initiative – Iniciativa por um Algodão Melhor, em tradução livre), selo que valida a produção algodoeira sustentável.

Na avaliação de Fernando Zeferino, gerente Comercial da Cargill, essa modalidade de transporte otimiza a logística de transporte, além de reduzir a emissão de gases do efeito estufa, reforçando o compromisso da Cargill com a sustentabilidade e seu papel de conectar campo e cidade. “Em um país tão grande geograficamente e tão estratégico para a produção agrícola como é o Brasil, a logística é um desafio diário. É essencial contar com um mosaico de opções para manter o escoamento e fazer a melhor gestão possível dos recursos naturais”, celebra Zeferino.

Rondonópolis, de onde a carga saiu, está a 210 km de Cuiabá e a cerca de 1.600 km do Porto de Santos, em São Paulo. A cidade ficou conhecida a “Rainha do Algodão” nos anos 1960 e ajudou a colocar o Mato Grosso entre os maiores produtores da fibra.

A operação foi realizada em parceria com a Maersk, Brado e a MRS. Os 29 contêineres seguiram para a Ásia, portos vietnamitas Ho Chi Minh e Hai Phong.

#    #    #

Sobre a Cargill

A Cargill é uma empresa comprometida com o fornecimento de alimentos, ingredientes, soluções agrícolas e produtos industriais para nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Situados no centro da cadeia de suprimentos, fazemos parcerias com produtores rurais e clientes para obter, fabricar e entregar produtos que são vitais para a vida. Os 160.000 membros da nossa equipe, incluindo os 13 mil colaboradores do Brasil, inovam com propósito, fornecendo aos clientes o essencial para que as empresas possam crescer, para que as comunidades prosperem e os consumidores vivam bem. Como uma empresa familiar com 159 anos de experiência, olhamos para o futuro e permanecemos fiéis aos nossos valores. Colocamos as pessoas em primeiro lugar. Superamos as metas. Nós fazemos a coisa certa – hoje e para as próximas gerações. Para obter mais informações, visite Cargill.com e a nossa Central de Notícias.

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KAROL JORGE DE ALMEIDA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia