06/06/2024 às 22h45min - Atualizada em 06/06/2024 às 22h45min

Usado em Itaipu e sucesso no mundo, cão-robô chama atenção em SP

O Transamerica Expo Center, em São Paulo, está recebendo o IoT Solutions Congress Brasil

Ab Noticia news
IG

O cão-robô possui uma estrutura com quatro pernas articuladas e está equipado com inteligência artificial, câmeras, microfones e sensores térmicos. Suas principais funções incluem inspeções industriais em áreas de difícil acesso, operando com conectividade 5G.

Entre os benefícios e aplicações do cão-robô, destacam-se a eficiência operacional, com a redução de custos e riscos à vida humana.

O robô é capaz de operar em diversos tipos de terreno, como pedras, concreto, asfalto, metal e superfícies desniveladas. Ele tem capacidade de carga de até 14 quilos e é controlado por um tablet, com capacidade de replanejamento de rota.

Durante o evento, o cão-robô realizou demonstrações de movimentos e superação de obstáculos no stand do PTI. O objetivo foi mostrar os avanços tecnológicos e promover a adoção da indústria 4.0.

A apresentação contou com a colaboração de Itaipu Binacional, Petrobras e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Diversos testes foram realizados no Brasil, analisando a eficiência e a coleta de dados visuais do robô.
 

Eduardo de Miranda, Diretor de Negócios e Empreendedorismo do PTI, destacou a importância dos sensores e tecnologias do cão-robô para detectar anormalidades, reforçando o objetivo de promover avanços tecnológicos.

O PTI também apresentou o PTI 5G Lab, o primeiro laboratório com rede 5G privativa para pesquisa e desenvolvimento, aberto a startups e universidades. Além disso, foi mencionado o programa Itaipu Let5Go Startups, que visa acelerar a adoção da indústria 4.0 no Brasil e internacionalmente.

“O projeto do PTI 5G Lab tem como propósito atuar na conexão entre empresas, startups, investidores, pesquisadores e academia, proporcionando criação, desenvolvimento, testes e validações que busquem acelerar a transformação digital em diversos segmentos da economia brasileira. Por meio do laboratório, será possível a realização de pesquisas e estudos em temas como internet das coisas (IoT), realidade virtual e aumentada, conectividade de alta velocidade, segurança e privacidade”, detalhou Eduardo de Miranda.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia