24/05/2024 às 14h28min - Atualizada em 26/05/2024 às 00h00min

A Gilead e a Kite Oncology destacarão um amplo e diverso portfólio de oncologia na ASCO 2024

O estudo abrange tumores sólidos e cânceres do sangue, incluindo pulmão, mama, gastrinstestinal, colorretal, leucemia e linfoma.

SAMARA ALCANTARA
https://www.gilead.com/utility/global-operations/south-america/brazil/portuguese-translation
freepik
– Dados do Programa de Desenvolvimento em Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células serão Apresentados, Incluindo o Estudo EVOKE-01 de Fase 3 –
 – Resultados Atualizados do Estudo Gástrico EDGE de Fase 2 de Fc-Silencioso Anti-TIGIT Domvanalimabe Mais o Anti-PD-1 Zimberelimabe serão Apresentados –
– Resultados do Estudo Piloto de Yescarta® em Linfomas Recidivado/Refratários do Sistema Nervoso Central Primário e Secundário, uma Necessidade Clínica Não Atendida – Serão Apresentados Oralmente –


A Gilead Sciences, Inc. (Nasdaq: GILD) e a Kite, uma empresa da Gilead, irão apresentar 18 resumos durante a Reunião Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) de 2024. Estes dados demonstram o compromisso contínuo com o desenvolvimento de abordagens diferenciadas para transformar a forma como o câncer é tratado e abrange tumores sólidos e cânceres do sangue, incluindo pulmão, mama, gastrinstestinal, colorretal, leucemia e linfoma.

Novos Dados Fornecem Detalhes sobre Trodelvy® no Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células (CPNPC) A Gilead apresentará os resultados primários do estudo global EVOKE-01 de Fase 3 de Trodelvy® (sacituzumabe govitecana) versus docetaxel em pacientes com CPNPC avançado ou metastático que progrediu durante ou após quimioterapia à base de platina e terapia com inibidor de checkpoint. Além disso, a Gilead apresentará resultados de longo prazo da Coorte A do estudo EVOKE-02 de Fase 2 de Trodelvy® em combinação com KEYTRUDA® (pembrolizumabe) em primeira linha para CPNPC avançado ou metastático escamoso/não escamoso com alta expressão de PD-L1.

A Gilead Destaca o Progresso na Linha Gastrintestinal Uma análise atualizada do estudo Gástrico EDGE de Fase 2 será apresentada como uma apresentação oral rápida em parceria com a Arcus Biosciences. Estes resultados de eficácia e segurança a longo prazo para domvanalimabe, um anticorpo antiTIGIT Fc-silencioso, mais o anticorpo anti-PD-1 zimberelimabe e quimioterapia, como um potencial tratamento de primeira linha para cânceres gastrintestinais superiores seguem os resultados de ORR (Objective Response Rate) e PFS (Progressionfree survival) de seis meses a partir da análise preliminar apresentadas durante as séries de plenárias virtuais da ASCO em Novembro de 2023.

Além disso, uma apresentação oral com o parceiro Arcus Biosciences apresentará dados da Coorte B do ARC-9, um estudo de Fase 1b/2 que avalia a segurança e eficácia do etrumadenante, um antagonista duplo do receptor de adenosina A2a/b, mais zimberelimabe e FOLFOX/bevacizumabe em terceira linha para o câncer colorretal metastático (mCRC).

A Kite apresenta Novos Dados sobre Terapias com Células CAR-T Um estudo piloto colaborativo avaliando Yescarta® (axicabtageno ciloleucel) para o tratamento de pacientes com linfoma recidivado/refratário (R/R) primário e secundário do sistema nervoso central (PCNSL e SCNSL) será apresentado oralmente. Estes dados atualizados irão destacar a eficácia e segurança de axicabtageno ciloleucel nesta população de pacientes com importantes necessidades não atendidas.

Além disso, serão apresentados resultados atualizados de sobrevida global para Tecartus® (brexucabtageno autoleucel) do ensaio pivotal de Fase 1/2 ZUMA-3, agora com mais de quatro anos de acompanhamento. O ensaio ZUMA-3 é o acompanhamento mais longo em um estudo apenas para adultos de uma terapia com células CAR-T para leucemia linfoblástica de células R/R B (LLA-B). Estes dados continuam a apoiar a sobrevida e durabilidade a longo prazo do Tecartus®.

Resumo das Apresentações. Os resumos aceitos na Reunião Anual da ASCO de 2024 incluem:

 



Domvanalimabe, Zimberelimabe e Etrumadenante são moléculas em investigação. Nem a Gilead nem a Arcus receberam aprovação de qualquer autoridade reguladora para qualquer utilização destas moléculas, e a sua segurança e eficácia para o tratamento de cânceres gastrointestinais e pulmonares não foi estabelecida. 

Trodelvy® não foi aprovado por nenhuma agência reguladora para o tratamento de CPNPC metastático. A sua segurança e eficácia não foram estabelecidas para esta indicação. 

Sobre o Trodelvy®

Trodelvy® (sacituzumabe govitecana) é o primeiro conjugado anticorpo-droga direcionado para Trop-2. Trop-2 é um antígeno de superfície celular altamente expresso em vários tipos de tumores, inclusive em mais de 90% dos cânceres de mama, bexiga e pulmão. Trodelvy® foi projetado intencionalmente com um ligante hidrolisável ligado ao SN-38, um inibidor da topoisomerase I. Esta combinação única proporciona atividade tanto para as células que expressam Trop-2 quanto para o microambiente tumoral através de um efeito bystander. 

O Trodelvy® está aprovado em quase 50 países, com múltiplas revisões regulatórias adicionais em andamento em todo o mundo, para o tratamento de pacientes adultos com câncer de mama triplo-negativo (TNBC) irresecável, localmente avançado ou metastático que receberam duas ou mais terapias sistêmicas anteriores, pelo menos uma delas para doença metastática.

O Trodelvy® foi aprovado na Austrália, Brasil, Canadá, União Europeia, Israel, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos para tratar pacientes com câncer de mama metastático RH+/HER2- previamente tratados. Nos EUA, Trodelvy® tem aprovação acelerada para o tratamento de certos pacientes com câncer urotelial metastático de segunda linha. Trodelvy® está sendo estudado para potencial uso experimental em outras populações de TNBC, RH+/HER2- e Câncer Urotelial metastático, bem como em uma variedade de tipos de tumores onde Trop-2 é altamente expresso, incluindo câncer de pulmão de não pequenas células metastático (CPNPCm), câncer de cabeça e pescoço, câncer ginecológico e cânceres gastrointestinais.

Sobre o Tecartus®

Tecartus é uma imunoterapia com células T autólogas geneticamente modificadas dirigida por CD19, indicada para o tratamento de:

- Pacientes adultos com linfoma de células do manto (LCM) recidivado ou refratário após duas ou mais linhas de terapia sistêmica, incluindo um inibidor da tirosina quinase de Bruton (BTK)

- Pacientes adultos com leucemia linfoblástica aguda (LLA) precursora de células B recidivado ou refratária

Sobre Yescarta®

YESCARTA® é uma imunoterapia com células T autólogas geneticamente modificadas dirigida por CD19, indicada para o tratamento de:

- Pacientes adultos com linfoma de grandes células B refratário à quimioimunoterapia de primeira linha ou com recidiva dentro de 12 meses após a quimioimunoterapia de primeira linha.

- Pacientes adultos com linfoma de grandes células B recidivado ou refratário após duas ou mais linhas de terapia sistêmica, incluindo linfoma difuso de grandes células B (DLBCL) sem outra especificação, linfoma primário de grandes células B do mediastino, linfoma de células B de alto grau e DLBCL decorrente de linfoma folicular.

Limitações de Uso: YESCARTA® não é indicado para o tratamento de pacientes com linfoma primário do sistema nervoso central.

- Pacientes adultos com linfoma folicular (LF) recidivado ou refratário após duas ou mais linhas de terapia sistêmica. 

Sobre o domvanalimabe
Domvanalimabe é o primeiro e clinicamente mais avançado anticorpo monoclonal investigacional FC-silencioso que é projetado especificamente com propriedades Fc-silenciosas para bloquear e se ligar ao imunorreceptor de células T com domínios Ig e ITIM (TIGIT), um receptor de checkpoint em células imunológicas que atua como um freio na resposta imune anticâncer. Ao ligar-se ao TIGIT com propriedades Fc-silenciosas, acredita-se que o domvanalimabe funciona liberando vias de ativação imune e ativando células imunes para atacar e matar células cancerígenas sem esgotar as células T reguladoras periféricas, importantes para evitar a toxicidade relacionada com o sistema imune.

Acredita-se que a inibição combinada do TIGIT e da proteína-1 de morte celular programada (PD-1) aumenta significativamente a ativação das células imunológicas, uma vez que esses receptores de checkpoint desempenham papéis distintos e complementares na atividade antitumoral. O domvanalimabe está sendo avaliado em combinação com anticorpos monoclonais anti-PD-1, incluindo zimberelimabe, bem como outras imunoterapias experimentais contra o câncer e o antagonista do receptor de adenosina A2a/A2b etrumadenante, em diversos estudos clínicos em andamento e planejados em estágio inicial e final em vários tipos de tumor.

Sobre o zimberelimabe

Zimberelimabe é um anticorpo monoclonal da proteína-1 de morte celular programada (PD-1) que se liga à PD-1, com o objetivo de restaurar a atividade antitumoral das células T. O zimberelimabe demonstrou alta afinidade, seletividade e potência em diversos tipos de tumores.

O zimberelimabe está sendo avaliado nos EUA e em todo o mundo como uma opção de tratamento fundamental para PD-1 em vários estudos clínicos de estágio inicial e final em andamento, e planejados, em combinação com outras imunoterapias, incluindo o anticorpo monoclonal Fc-silencioso anti-TIGIT investigacional domvanalimabe e antagonista do receptor de adenosina etrumadenante A2a/A2b.

A Guangzhou Gloria Biosciences Co. Ltd., que detém os direitos de comercialização do zimberelimabe na grande China, obteve aprovação para o zimberelimabe para o tratamento de câncer cervical recorrente ou metastático e para linfoma de Hodgkin clássico recidivado ou refratário. O zimberelimabe não está aprovado para qualquer uso nos EUA ou em outras regiões fora da China. Gloria conduz suas atividades de desenvolvimento e comercialização de forma independente da Arcus e da Gilead.

Sobre etrumadenante

Etrumadenante é uma molécula sintética investigacional antagonista duplo seletivo dos receptores A2a e A2b, projetado para prevenir a imunossupressão mediada pela adenosina. A adenosina provoca seus efeitos imunossupressores no microambiente tumoral, ligando-se e ativando receptores específicos de adenosina expressos na superfície das células imunes infiltrantes do tumor, o que pode ajudar as células cancerígenas a escaparem da imunidade antitumoral do hospedeiro. Uma vez que o etrumadenante se liga aos receptores A2a e A2b e bloqueia os efeitos imunossupressores da adenosina, a ativação das células imunes antitumorais pode ser restaurada, o que pode resultar na morte das células tumorais.

O etrumadenante está sendo avaliado em combinação com outras imunoterapias contra o câncer, incluindo o anticorpo monoclonal Fc-silencioso anti-TIGIT experimental domvanalimabe e o inibidor PD-1 zimberelimabe, em certos tipos de câncer de pulmão de células não pequenas e colorretal.

Sobre a Gilead Sciences

Gilead Sciences, Inc. é uma empresa biofarmacêutica que tem buscado e atingido avanços na medicina há mais de três décadas, com a meta de criar um mundo mais saudável para todas as pessoas. A empresa está comprometida com o avanço de medicamentos inovadores para prevenir e tratar doenças de ameaça à vida, incluindo HIV, hepatite viral, COVID-19 e câncer. A Gilead opera em mais de 35 países em todo o mundo, com sede em Foster City, Califórnia.

Sobre a Kite

Kite, uma Empresa da Gilead, é uma empresa biofarmacêutica global com base em Santa Mônica, Califórnia, focada na terapia celular para tratar e, potencialmente, curar o câncer. Como líder mundial em terapia celular, a Kite já tratou mais pacientes com terapia de Células CAR-T que qualquer outra empresa. A Kite possui a maior rede interna de fabricação de terapia celular do mundo, abrangendo desenvolvimento de processos, fabricação de vetores, fornecimento de estudos clínicos e fabricação de produtos comerciais.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SAMARA ALCANTARA SOUZA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia