23/04/2024 às 09h32min - Atualizada em 24/04/2024 às 00h03min

Resiliência: ingrediente indispensável à indústria de alimentos

Em 5ª edição, o International FoodTech Forum agrega o FoodTech Expo para debater possibilidades e estratégias que envolvem cadeia de alimentos, novos processos e tecnologia

MXP Comunicação Ltda
Banco de Imagens Envato

Resiliência é o fio condutor das discussões no V International FoodTech Forum. Realizado nos dias 5 e 6 de junho, no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital Campinas), o fórum vai incorporar o FoodTech Expo, que em 5ª edição reúne agri-food techs brasileiras e sul-americanas. Com a participação de líderes globais da cadeia de alimentos, a programação se consolida como o mais importante evento de FoodTechs da América Latina.

O International Foodtech Forum é um ponto de encontro de alto nível, com foco nos principais problemas enfrentados pela comunidade global de alimentos e bebidas, discutindo como a indústria de alimentos pode enfrentar as grandes transformações com resiliência, colaboração e inclusão. Futuro da cadeia de alimentos, embalagens, novos processos e tecnologias também estão contemplados nas discussões.

Na edição que será realizada de forma presencial, o International FoodTech Forum tem como tema central “A indústria de alimentos resiliente, colaborativa e inclusiva”. “A resiliência pode ser entendida como uma capacidade que permite lidar com as adversidades, absorver choques e promover adaptações à medida que rupturas e crises se interpõem às realizações”, afirma Paulo Silveira, fundador e CEO do FoodTech Hub Latam, promotor do evento. “Sob este ponto de vista, a resiliência abarca iniciativas de líderes governamentais, empresários, academia, cidadãos, entre outros atores.”

O fórum voltado a sustentabilidade, meio ambiente, inovação, operação Supply Chain, design de alimentos, qualidade e segurança alimentar, pesquisa e desenvolvimento, novos negócios, pesquisa e ciência, tecnologia e estratégia vai reunir representantes de vários segmentos, além da indústria de alimentos e bebidas: governos, agências de fomento, fornecedores de ingredientes e equipamentos, empresas de food service, de embalagem, universidades e instituições de pesquisa.

Com mais de 20% da biodiversidade vegetal do Planeta, distribuída em seis grandes biomas, e uma indústria de alimentos que historicamente responde por 10% do PIB, o Brasil figura entre os maiores produtores e exportadores globais de grãos e proteína. “Campinas, cidade escolhida para sediar os dois eventos, é referência em tecnologia no Brasil, reúne a potência intelectual, tecnológica, científica e criativa para estabelecer as melhores conexões e soluções para a cadeia de alimentos e contribuir com o protagonismo do País, que já é expoente mundial”, destaca Silveira.

Com palestras, workshops, participação de investidores e público especializado, o International FoodTech Forum e o FoodTech Expo constituem uma chance única de networking. “Os participantes poderão pré-agendar reuniões para se conectarem a uma rede de oportunidades”, diz o organizador dos eventos.

O V International FoodTech Forum alinha cinco temas em cada dia do evento. Na quarta-feira (05/06), o primeiro debate é “CEO Resiliente”, seguido de “Inovação Resiliente e Colaborativa”, “NutriTech: Nutrição e Inteligência Artificial”, “Cadeias Sustentáveis e Inclusivas – Cacau” e “Fermentação de Precisão”.

A quinta-feira (06/06) será aberta com a discussão “Pegada de Carbono em Sistemas Alimentares”. “Estratégia Digital e Tecnologia na Cadeia de Suprimentos”, “Educação, Pessoas e Organização”, “Colaboração Startups-Empresas: Casos de Sucesso” e “Final do Desafio: Global FoodTech” completam a programação.

O IV FoodTech Expo vai reunir as startups mais disruptivas do Brasil e da América Latina e as mais importantes agri-food techs sul-americanas. Com mentores globais, a exposição proporciona também acesso a investidores.

As startups expositoras do FoodTech EXPO vão participar da seleção do Foodtech Global Challenge. Com escolha do público, as cinco mais votadas serão selecionadas para o pitch final do evento, no dia 06/06, com um corpo de jurados definindo a vencedora.

 

Informações e ingressos:

internationalfoodtech.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia