22/04/2024 às 14h45min - Atualizada em 23/04/2024 às 00h11min

Cinco dicas para prevenir o assédio moral nas empresas

Psicóloga da Telavita dá dicas para garantir um ambiente corporativo saudável

Redação
Divulgação

Prevenir o assédio no trabalho é fundamental para garantir um ambiente laboral saudável e produtivo. Os casos de assédio moral, abuso de poder, agressão física e desvios de comportamento no ambiente corporativo foram relatados por 41,64% dos entrevistados no "Estudo 2023 – Canal de Denúncias da IAUDIT Tecnologias", uma empresa especializada em auditoria, canais de denúncias e compliance. De acordo com outro levantamento, realizado pelo Vagas.com, mais da metade dos trabalhadores (52%) já sofreu algum tipo de assédio moral nas empresas.

“O assédio moral consiste na repetição de comportamentos com o intuito de causar sofrimento psicológico e desequilíbrio emocional. Aquele que pratica o assédio busca desestabilizar o indivíduo alvo, expondo-o a situações vexatórias, constrangimentos e abalos psíquicos”, explica Karina Stryjer, Comercial Corporate, Psicóloga e Líder de projetos de saúde emocional da Telavita, primeira clínica digital de psicologia e psiquiatria do Brasil.

A especialista explica que existem duas formas principais de assédio moral: o vertical e o horizontal. O primeiro ocorre entre indivíduos que estão em diferentes níveis hierárquicos, sendo este o tipo mais frequente. Do outro lado, o assédio moral horizontal acontece entre colegas que estão no mesmo nível hierárquico, envolvendo atitudes ofensivas relacionadas às diferenças ligadas à profissão. “Ambas as formas prejudicam intrinsecamente o ambiente de trabalho contribuindo para um clima organizacional negativo. As consequências do assédio moral no trabalho são perigosas para toda corporação que vivencia esse fenômeno”, completa a especialista.

Para prevenir o assédio no trabalho, uma série de comportamentos precisam ser incluídos na rotina das empresas. A psicóloga explica cinco dicas para tornar o ambiente corporativo propício para todos:

  1. Crie uma cultura de comunicação aberta: Estimule o diálogo e a comunicação entre os colaboradores e a gestão. Identificar e resolver problemas antes que se transformem em casos de assédio é fundamental para manter um ambiente de trabalho saudável e respeitoso.

  2. Conscientize seus funcionários: Proporcione treinamentos periódicos para todos os colaboradores sobre identificação, prevenção e denúncia segura de casos de assédio. A educação sobre o assédio moral aumenta a conscientização e capacita-os a agir quando necessário. Para suprir essa demanda por capacitação, orientação e sensibilização sobre o tema, a Telavita, clínica digital de psicologia e psicoterapia, desenvolveu o Programa Anti Assédio, composto por uma trajetória educacional que aborda o assunto focando na composição de líderes e colaboradores, com o propósito de promover a mudança de comportamento interno.

  3.  Priorize seu clima organizacional: Fomente uma cultura organizacional que promova o respeito mútuo, a diversidade e a inclusão. Dessa forma, campanhas e programas dedicados à diversidade ajudam a criar um ambiente onde todos se sintam valorizados e respeitados.

  4.  Capacite seus líderes: Líderes e gestores devem exemplificar comportamentos positivos, demonstrando respeito e empatia em todas as interações. Eles devem servir como modelos para os demais colaboradores, estabelecendo um padrão de conduta ética e respeitoso.

  5. Mantenha-se atualizado: Realize revisões periódicas das políticas e procedimentos relacionados ao assédio no ambiente de trabalho. Garanta que estejam alinhados com as melhores práticas e regulamentações atualizadas, garantindo assim um ambiente seguro e livre de assédio para todos os funcionários.

É fundamental assegurar que todas as denúncias de assédio sejam tratadas com seriedade, imparcialidade e confidencialidade, conduzindo investigações eficazes e aplicando medidas disciplinares quando necessário. “As empresas devem estabelecer e aplicar políticas claras contra o assédio, definindo de forma inequívoca o que constitui esse comportamento e quais são as consequências para aqueles que o praticam. Além disso, é essencial criar canais de denúncia eficazes, proporcionando aos funcionários meios seguros e acessíveis para relatar casos de assédio, garantindo que se sintam confortáveis e protegidos contra retaliações”, completa Karina.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia