22/04/2024 às 17h23min - Atualizada em 22/04/2024 às 18h12min

Alunos de Ibirité (MG) são beneficiados com projetos educacionais

Estudantes da Fundação Helena Antipoff têm no currículo anual apoio de metodologia transformadora

Redação
Divulgação - Mind Lab

Os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Fundação Helena Antipoff (FHA), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), são beneficiados com o Programa MenteInovadora, que oferece maior valorização do currículo escolar e auxilia no desenvolvimento socioemocional dos alunos. Nos últimos anos, a iniciativa já beneficiou mais de 3.700 alunos e 141 professores da cidade de Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, e vai atender mais 630 alunos e 22 professores só neste ano.

Os alunos da FHA já possuem acesso à metodologia desde 2016. Desde então, o Programa MenteInovadora, da Mind Lab, já fez a diferença em milhares de casos de aprendizagem dos beneficiários da Fundação, que é referência em educação no estado de Minas Gerais.

Com a missão de impulsionar e descobrir talentos, a entidade se destaca: desde o ano passado, é a única instituição pública de Minas Gerais a possuir um laboratório de impulsionamento da cultura maker credenciada na plataforma internacional FabLabs.io, uma comunidade que integra colaboradores do mundo todo. Além disso, por meio do Projeto Cidadão Global — de Minas para o Mundo, a instituição seleciona alunos contemplados com uma bolsa-intercâmbio para estudar em outro país por até um ano.

“A Fundação Helena Antipoff é um patrimônio do estado de Minas Gerais. É uma referência em boas práticas educacionais e um modelo a ser seguido. Levar a nossa metodologia por sucessivos anos e incorporar ao sistema de ensino deles é um motivo de muito orgulho para nós”, afirma Thiago Zola, head de produtos da Mind Lab. “Sabemos do potencial de transformação social que o nosso método é capaz e fazer parte do cotidiano dos alunos de uma instituição tão respeitada também nos fortalece. Torcemos para que esta parceria se mantenha por muitos anos, em prol do ensino público de Ibirité e região”, acrescenta.

Atuando na região há quase 70 anos, Fundação Helena Antipoff desenvolve diversos trabalhos que visam fomentar uma educação pública de qualidade e oportunizar à comunidade o acesso a esporte, cultura e lazer. As atividades desenvolvidas têm como inspiração o trabalho da russa Helena Antipoff, referência em ideias e projetos tendo como foco não apenas o aluno, mas também o meio no qual ele está inserido. A Fundação, hoje, é inspirada pelas práticas pedagógicas da educadora, com metodologias e recursos que visam fortalecer os processos de ensino e de aprendizagem.

O projeto

O Programa MenteInovadora é composto por três pilares: jogos de raciocínio, usados com o objetivo pedagógico de aprendizagem; desenvolvimento de métodos cognitivos, para orientar o pensamento dos alunos e fazer com que eles construam as respostas; e mediação da aprendizagem, feita pelos professores. O foco é desenvolver as habilidades socioemocionais a partir dos conteúdos e dinâmicas, como trabalhar em equipe e aprender a ganhar e perder, por exemplo. Todos os professores passam por um treinamento especial oferecido pela Mind Lab, empresa responsável pela metodologia.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia