17/04/2024 às 19h02min - Atualizada em 18/04/2024 às 00h03min

Roca confirma presença na Semana de Design de Milão 2024 com estreia no Salone del Mobile e instalação no FuoriSalone

No espaço do Salão do Móvel, que receberá a Exposição Internacional de Banheiros, a marca ressalta suas origens catalãs com o conceito ‘Mediterranean Perspective’. Já no FuoriSalone, a instalação ‘Sparkling Change’ mostrará o primeiro forno elétrico do mundo para louças sanitária

Dc33 Comunicação
https://dc33.com.br/
Divulgação Roca

Esboço da Mediterranean Perspective | Foto: Divulgação Roca
 

De 15 a 21 de abril, a Roca, líder em soluções globais para banheiros, apresentará suas últimas coleções e desenvolvimentos de ponta em dois espaços diferentes na Semana de Design de Milão. A empresa destacará seu foco contínuo em soluções pioneiras, sustentabilidade e expertise criativa com ‘Mediterranean Perspective’, no Salone del Mobile, e ‘Sparking Change’, no Fuorisalone.

Roca no Salone del Mobile

Localizado dentro da agitada Exposição Internacional de Banheiros, o espaço da Roca se destaca por seu design geométrico que lembra o Mediterrâneo e está intimamente ligado à arquitetura de Barcelona, cidade onde está localizada. Projetado pelo escritório de arquitetura Mesura, com sede em Barcelona, ‘Mediterranean Perspective’ revela um design introvertido que se abre através de uma praça central, convidando os visitantes a entrar e descobrir o interior.
 
"Nosso objetivo é proporcionar uma experiência imersiva," diz Benjamin Iborra do estúdio Mesura. "Nos esforçamos para elaborar uma experiência memorável e que vai além do comum. Estimulamos que os presentes explorem os diferentes produtos e coleções, além de entenderem os valores e herança da Roca", adiciona.

A geometria é fundamental no design deste pavilhão e serve com um duplo propósito. Do exterior, representa um retorno às origens da Roca ao caráter de Barcelona e, uma vez dentro, a variedade de formas propicia uma atmosfera e volume interior únicos, com diferentes recortes para cada coleção.

A materialidade é um fator crucial no design deste espaço efêmero. Em consonância com o compromisso que a Roca assumiu com a sustentabilidade, o Studio Mesura utilizou madeira reaproveitada de projetos anteriores e persianas da feira ISH, realizada no ano passado, em Frankfurt, na Alemanha, para reduzir o impacto ambiental deste estande.

Roca no Fuorisalone
Instalação ‘Sparking Change’ | Foto: Divulgação Roca

A instalação ‘Sparking Change’, projetada pelo escritório de arquitetura Mario Cucinella Architects, é inspirada no recente lançamento do primeiro forno elétrico do mundo, em formato de túnel, concebido para a fábrica de louças sanitárias do Grupo Roca em Gmunden, Áustria. A instalação incorpora os princípios da circularidade e da descarbonização, demonstrando o impacto ambiental positivo desta inovação pioneira que está liderando uma mudança de paradigma no setor cerâmico.

“Sparking Change’ destaca a técnica inovadora que respeita o meio ambiente e aprimora a tradição por meio de um pano de fundo semicircular composto por 1.200 blocos de cerâmica impressos em 3D", explica Mario Cucinella, Fundador e Diretor Criativo da MCA – Mario Cucinella Architects. "Esta instalação evidencia que a tecnologia e as ferramentas digitais não são mais apenas instrumentos para conceber, mas também para estimular novas ideias", complementa.

Ademais, simboliza o impacto positivo da tecnologia e mostra como o conhecimento, a experiência e a tecnologia proporcionaram uma revolução na indústria de louça sanitária. Cada bloco de argila impresso em 3D é derivado de um processo de baixo impacto ambiental que utiliza argila virgem e louça reciclada. A forma e o gradiente de cor da curva são símbolos das temperaturas operacionais do processo de queima da cerâmica e sua estrutura auto sustentável pode ser montada a seco e facilmente desmontável, garantindo seu potencial para reutilização em eventos futuros.

A instalação da Roca oferecerá aos visitantes uma mistura única de engajamento físico e virtual – a realidade aumentada na web permitirá o mergulho em uma experiência interativa para aprender mais sobre os benefícios do novo forno túnel de carbono zero.

Forno túnel elétrico

Em parceria com Keramischer OFENBAU, esta iniciativa pioneira posicionou a empresa como líder global e com emissão líquida zero, representando uma mudança de paradigma para todo o setor.

Trata-se de uma alternativa altamente eficiente e sustentável aos métodos de produção tradicionais que dependem de combustíveis fósseis e o progresso alcançado na obtenção da descarbonização completa, demonstrando viabilidade econômica e potencial para abrir caminho em prol de um futuro alinhado com as boas práticas para com o meio ambiente. Este marco de emissão zero é estratégico para a política de descarbonização do Grupo Roca e desempenha um papel crucial para alcançar sua meta de neutralidade de carbono até 2045. Aproximando-se dessa meta, a empresa encerrou 2022 com uma redução de 39% nas emissões de CO2 de suas operações em comparação com a linha de base obtida em 2018.

Serviço Roca na Semana de Design de Milão:
Pavilhão Salone del Mobile: 10 Stand Nº B19-C12 Rho Fiera Milano | de 16 a 21 de abril
Fuorisalone: Interni “Cross Vision” Università degli Studi di Milano Via Festa del Perdono, 7 | de 15 a 28 de abril
Mais informações, visite: https://www.roca.com/milandesignweek


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia