17/04/2024 às 09h03min - Atualizada em 17/04/2024 às 09h03min

Conflitos no ambiente de trabalho: Especialista orienta como resolver situações delicadas de forma profissional

Especialista explica melhor forma de colaborar com o clima organizacional da empresa

AB NOTICIA NEWS
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ambiente de trabalho, por ser um espaço onde diferentes personalidades e visões se encontram, está sujeito a conflitos que, se não gerenciados adequadamente, podem comprometer o desempenho e a harmonia da equipe.

 

Segundo um estudo do Pandapé, software de RH do Infojobs, o clima organizacional ruim foi apontado por 21,36% dos entrevistados como o principal fator que causa a insatisfação no emprego. Nesse contexto, a habilidade em lidar com as situações de forma profissional torna-se crucial. 

“Para alcançar o sucesso em qualquer área do mercado de trabalho, é essencial ir além do conhecimento adquirido em faculdades e cursos técnicos. Aspectos comportamentais também demandam estudo e prática por parte dos profissionais. A capacidade de gerenciar conflitos não apenas se torna uma competência valiosa, mas um pilar fundamental na construção de ambientes de trabalho saudáveis e produtivos”, explica Ana Paula Prado, CEO do Infojobs. 

A especialista lista seis dicas de como resolver conflitos no ambiente de trabalho de forma profissional. Confira: 

Comunique-se de forma clara e empática: 

Uma comunicação eficaz é a base para resolver conflitos. Ao expressar suas preocupações, seja claro e objetivo, evitando linguagem acusatória. Mostre empatia ao ouvir o ponto de vista do colega, demonstrando que você valoriza suas opiniões e sentimentos. 

Identifique a raiz do problema: 

Entender a causa inicial do conflito é essencial. Muitas vezes, os desentendimentos no trabalho têm raízes mais profundas relacionadas a expectativas não atendidas, falta de comunicação ou diferenças de estilo de trabalho. Ao identificar a raiz do problema, você estará mais apto a encontrar soluções duradouras. 

Busque soluções, não culpados: 

Em vez de procurar culpados, concentre-se em encontrar soluções construtivas. Juntos, o brainstorming pode ser uma ferramenta poderosa para gerar ideias e alternativas. O foco deve estar em superar o problema, não em atribuir culpas. 

Envolva um mediador, se necessário: 

Se as tentativas internas de resolução não forem bem-sucedidas, envolver um mediador imparcial pode ser uma opção eficaz. Isso pode ser um supervisor, um profissional de recursos humanos ou até mesmo um especialista externo em resolução de conflitos. A presença de uma terceira parte neutra muitas vezes facilita a comunicação e ajuda na busca por soluções justas. 

Estabeleça acordos e compromissos: 

Uma vez que as soluções sejam identificadas, formalize-as por meio de acordos e compromissos escritos. Isso ajuda a criar responsabilidade e fornece um documento de referência para futuras discussões. Certifique-se de que todas as partes envolvidas estejam comprometidas com a implementação dessas soluções. 

Aprenda com a experiência: 

Os conflitos podem ser oportunidades de aprendizado. Após a resolução, faça uma reflexão sobre o ocorrido. Identifique o que pode ser melhorado no ambiente de trabalho, implemente mudanças positivas e promova uma cultura de comunicação aberta e respeitosa. 

"Em um ambiente de trabalho onde as diferenças convergem, a habilidade de resolver conflitos é a força que impulsiona a harmonia e o desempenho da equipe. Por isso, lidar com essas questões de forma coerente e madura, ajuda a transformar conflitos em degraus para o crescimento e fortalecimento das relações profissionais. A resolução profissional de conflitos não apenas constrói um ambiente saudável, produtivo e colaborativo, mas também revela o potencial de transformar desafios em oportunidades valiosas para o progresso coletivo”, complementa Ana.  

A utilização da tecnologia é crucial para as empresas avaliarem a satisfação dos colaboradores nas organizações, por meio de softwares de Gestão de Capital Humano. O Pandapé HCM, desenvolvido pela empresa, capacita a condução de análises detalhadas sobre o vínculo emocional dos funcionários com a companhia.

Isso possibilita uma compreensão mais profunda, personalizada e centralizada das experiências, contribuindo para a redução da rotatividade - fator crucial para as operações empresariais. 


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