17/04/2024 às 09h00min - Atualizada em 17/04/2024 às 09h00min

Aplicativo deve alavancar procura por doação de órgãos na Bahia

Em 2024, até o mês de março, foram contabilizadas 55 doações de múltiplos órgãos

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução

Uma plataforma eletrônica vai ser implementada pelo governo com o objetivo de impulsionar a manifestação de doação de órgãos. A demanda vai ficar registrada nos cartórios nacionais, por meio da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, Tecidos e Partes do Corpo Humano (AEDO).


A novidade, apoiada pelo Ministério da Saúde e coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça e Cartório Notarial do Brasil tem por finalidade simplificar, de forma segura e legal, a doação de órgãos e tecidos de forma individual. Quem desejar manifestar esta intenção basta registrar no aplicativo ou no site www.aedo.org.br.


Segundo o médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, a medida deverá impulsionar a doação de órgãos, tendo em vista que “nesse processo de doação de órgãos um dos motivos da negativa familiar é desconhecer que o parente desejava ser doador”.


Por meio da Central Nacional de Doadores de Órgãos, será possível consultar a autorização da pessoa falecida – com o número do CPF – junto ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT), que é ligado ao ministério.


De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2023, 14.138 potenciais doadores foram notificados, resultando em 4.129 doadores efetivos de órgãos. Na Bahia, foram realizados 308 transplantes de rim, sendo 22 de doadores vivos; 582 de córneas e 45 de fígado. A fila de espera para transplante tem 1843 pacientes para rim, 1331 para córnea, 30 para fígado e 3 para transplante cardíaco. 


Em 2024, até o mês de março, foram contabilizadas 55 doações de múltiplos órgãos e foram realizados 89 transplantes de rim, 17 de fígado, 118 de córnea e 2 de coração.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia