16/04/2024 às 11h41min - Atualizada em 17/04/2024 às 00h03min

BWI Group e thyssenkrupp Steering cooperam no desenvolvimento da tecnologia brake-by-wire

Sistemas modernos de direção e freio são componentes essenciais dos futuros chassis X-by-wire

RPMA Comunicação
https://www.thyssenkrupp-brazil.com/noticias/press-releases/
Divulgação
O BWI Group, fornecedor global para a indústria automobilística, e a thyssenkrupp Steering, parceira global da indústria automobilística para soluções de direção, decidiram cooperar no desenvolvimento da tecnologia pioneira de brake-by-wire (freio por fio). A colaboração posiciona as duas empresas como fornecedoras tier 1 para futuras arquiteturas de chassi e direção autônoma.

A cooperação inclui o licenciamento da tecnologia de freio eletromecânico (EMB) desenvolvida pela thyssenkrupp Steering. O BWI Group assume o papel de fabricante do sistema brake-by-wire utilizando suas instalações de produção de ponta. A empresa também é responsável por comercializar o sistema para tornar essa tecnologia pioneira disponível para uma variedade maior de fabricantes de automóveis em todo o mundo. Para o desenvolvimento do sistema o BWI Group conta com a propriedade intelectual e os muitos anos de experiência da thyssenkrupp Steering no desenvolvimento de componentes automotivos e software relevantes para a segurança.


Uma vantagem notável dessa parceria é a combinação de conhecimentos de ambas as empresas. Enquanto o BWI Group se vale da sua expertise na área de sistemas de freio, a thyssenkrupp Steering adiciona seu know-how em novas estruturas elétricas/eletrônicas (E/E), bem como sua competência em sistemas de freio eletromecânicos (EMB) derivados da tecnologia de direção.

Inicialmente, a cooperação será limitada a sete anos. No entanto, o objetivo é estabelecer uma parceria de longo prazo que se concentre no desenvolvimento de requisitos de mercado na área de controle de movimento de veículos (VMC). As sinergias técnicas das soluções futuras de chassi, por sua vez, serão um impulsionador para os futuros chassis X-by-wire e irão possibilitar a transição da direção assistida para a autônoma, melhorando a segurança, o conforto e a eficiência.

Ao trabalharem juntas e se concentrarem em seus pontos fortes, BWI Group e thyssenkrupp Steering vão impulsionar a inovação de forma ágil para estabelecer novos padrões na indústria. "Com parcerias como essa, queremos desenvolver soluções competitivas para peças modernas de direção de chassi para a indústria automobilística global de forma inovadora e, ao mesmo tempo, eficiente em capital. Estamos focando em sinergias em temos de tecnologia e custos", diz Karsten Kroos, CEO da thyssenkrupp Automotive Technology. Patrick Vith, CEO da thyssenkrupp Steering, acrescenta: "Juntos, queremos contribuir para a próxima geração de chassis e estabelecer padrões de segurança, desempenho e sustentabilidade. Ao fazermos isso, nos beneficiamos dos muitos anos de experiência que temos como um grande fornecedor no setor de direção".

thyssenkrupp e a indústria automotiva

As operações automotivas da thyssenkrupp estão entre as mais representativas e relevantes para a companhia na América do Sul – nove em cada dez veículos fabricados no Brasil são equipados com componentes produzidos pela empresa. O portfólio automotivo da thyssenkrupp inclui componentes de motores (eixos de comando, virabrequins e bielas), componentes de suspensão e chassis (sistemas de direção, amortecedores, molas e barras estabilizadoras), entre outros. A companhia possui fábricas automotivas nas cidades de Ibirité, Poços de Caldas e Santa Luzia, em Minas Gerais; São José dos Pinhais, no Paraná; e São Paulo e Campo Limpo Paulista, no estado de São Paulo.

Sobre o BWI Group

O BWI Group é um fornecedor global tier 1 para a indústria automobilística com uma história que abrange mais de um século e a visão de Capacitar a Mobilidade Inteligente. O grupo oferece soluções de direção e suspensão seguras, confortáveis, inteligentes e sustentáveis com seus produtos de Sistema de Freios e Suspensão em suas instalações em toda a China, América do Norte e Europa.

Sobre a thyssenkrupp Steering

A thyssenkrupp Steering é uma unidade de negócios que opera globalmente no segmento Automotive Technology da thyssenkrupp AG. A empresa produz e desenvolve sistemas de direção para mais de 30 milhões de veículos anualmente. Eschen, em Liechtenstein, é o centro da unidade de negócios, com cerca de 2.500 colaboradores. Com base em tecnologias de direção, serão impulsionados projetos de desenvolvimento atuais, como steer-by-wire e o aprimoramento dos sistemas de assistência como precursor para a direção autônoma.

Sobre a thyssenkrupp
 
A thyssenkrupp é uma empresa internacional industrial e de tecnologia que emprega cerca de 100.000 pessoas em 48 países. No ano fiscal 2022/2023 registrou um faturamento de €38 bilhões. Desde 1º de outubro de 2023, as atividades comerciais foram agrupadas em cinco segmentos: Automotive Technology, Decarbon Technologies, Materials Services, Steel Europe e Marine Systems. Os negócios desenvolvem soluções sustentáveis para os desafios do futuro com base em um amplo know-how tecnológico. Cerca de 4.000 colaboradores trabalham em pesquisa e desenvolvimento em 75 localidades em todo o mundo, principalmente nas áreas de proteção climática, transição energética, transformação digital na indústria e mobilidade do futuro. A thyssenkrupp possui atualmente um portfólio de aproximadamente 14.630 patentes. Sob a marca guarda-chuva thyssenkrupp, a empresa cria valor de longo prazo com produtos, tecnologias e serviços inovadores e contribui para uma vida melhor para as gerações futuras. Para isso, a empresa persegue metas ambiciosas de proteção climática e otimiza a sua própria eficiência energética e climática. Ao mesmo tempo, utiliza as suas diversas capacidades ao longo das cadeias de valor relevantes para desempenhar um papel significativo na promoção da transformação verde dos seus clientes.

Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente cerca de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, defesa naval e tecnologias para descarbonização. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2022/2023 um faturamento equivalente a R$ 5 bilhões.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia