16/04/2024 às 14h54min - Atualizada em 17/04/2024 às 00h03min

NTK aponta as quatro principais funcionalidades dos sensores TPS

Também conhecidos como sensores de posição de borboleta, podem gerar problemas nas acelerações e irregularidades durante o período de marcha lenta

Anna Carla Jurazecki de Mattos
Por assessoria de imprensa
Divulgação

ão Paulo, abril de 2024 – A NTK, marca da Niterra, multinacional japonesa que também detém a marca NGK que é especialista em componentes para sistemas de ignição, reforça a importância dos sensores de posição de borboleta (Throttle Position Sensor - TPS) para a funcionalidade do motor e para o  sistema de injeção de combustível. 

Os sensores TPS são essenciais para monitorar a posição e a velocidade de mudança da posição da borboleta de aceleração. Suas informações são úteis para estratégias de controle do motor, incluindo ajuste da marcha lenta, aceleração rápida, cortes de injeção durante o freio motor e adaptação do torque e potência de acordo com a demanda do condutor. Abaixo estão as quatro principais funções desse componente.

  1. Indicação da posição da borboleta
  2. Indicação da posição de repouso da borboleta
  3. Indicação da posição da borboleta 100% aberta 
  4. Indicação da velocidade de variação da posição da borboleta

“O impacto do sensor TPS na resposta do acelerador e na aceleração do veículo é significativo. Em veículos com cabos de acelerador, o TPS fornece informações ao módulo de injeção, permitindo-o identificar a posição da borboleta e sua velocidade de deslocamento. Isso influencia diretamente a dirigibilidade do veículo”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil. 

Impactos de um sensor TPS com defeitos

Geralmente, os sensores TPS apresentam um desgaste progressivo com o uso, o que pode levar a falhas em seu funcionamento e levar a sintomas que afetam diretamente o desempenho do motor. Entre os sinais mais comuns estão falhas nas acelerações, especialmente em uma faixa de rotação específica, falta ou irregularidades na marcha lenta, oscilações na rotação do motor e falta de desempenho do veículo. 

Esses problemas podem resultar em uma dificuldade para controlar a aceleração do motor ou até mesmo falhas em seu funcionamento, afetando a dirigibilidade do veículo e comprometendo a eficiência no consumo do combustível. Além disso, no momento da manutenção, o ajuste incorreto do cabo do acelerador também pode acionar a borboleta de forma involuntária devido à vibração do motor, o que contribui para uma maior ineficiência no consumo de combustível e no desempenho geral do veículo.

“Devido às potenciais complicações decorrentes da falta de manutenção ou de problemas mecânicos, os motoristas devem permanecer vigilantes em relação aos indícios de falhas em seus veículos e realizar a revisão regularmente, preferencialmente com um profissional de confiança. Quem melhor conhece o comportamento do seu veículo é você mesmo, se notar desempenho diferente, busque ajuda profissional”, complementa Mori.

A NTK revoluciona o mercado de reposição com seus sensores de posição de borboleta, equipados com tecnologia de sensor eletrônico de última geração que faz com que eles não sofram problemas de desgaste com o uso contínuo. A marca também conta com linhas compostas por outros sete diferentes sensores como sensores de oxigênio, nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento, ABS, rotação, velocidade e MAP (pressão absoluta).

Sobre a Niterra

A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd. Fundada em 1936, em Nagoia, no Japão, é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 64 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade, Medicina, Meio Ambiente & Energia, Comunicações, e Agronegócio. As marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores) foram mantidas para ambos os negócios. Para mais informações, acesse http://www.ngkntk.com.br/.

RPMA Comunicação

Anna Carla Jurazecki - (11) 94247-6804

Cassia Schittini - (11) 97732-0294


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia