15/04/2024 às 15h59min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h25min

Professores paraenses iniciam ciclo de formação inovador

Mais de 100 professores do município de Acará participaram do primeiro ciclo de formação da Rede Synapse. Novas turmas iniciaram em março.

Renata Grieco
https://www.hydro.com/pt-BR/
Divulgação Hydro
A professora e coordenadora pedagógica Vanessa Melo, do município paraense de Acará, conta que uma vez teve um aluno que dormia durante a aula. Ao invés de simplesmente chamar a atenção dele, ela decidiu investigar a fundo o que causava aquilo. “Então, eu soube que ele trabalhava durante a noite e que viajava de ônibus para ir para a aula. Depois disso, passei a deixá-lo dormir e quando ele acordava fazia a atividade. Meu aluno aprendeu a ler e se formou. Até hoje, ele me agradece. A gente precisa dessa busca da realidade, das raízes do estudante”, conta.

Vanessa está participando do ciclo 2024 da formação da rede Synapse, uma tecnologia social que conta com ferramentas e conteúdos que respeitam as particularidades de cada região do país e uma maior contextualização do cenário dos alunos para facilitar o aprendizado. O Synapse está voltado à melhoria do ensino e do aprendizado de português e matemática no ciclo de alfabetização alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), construído para ser eficaz em regiões vulneráveis e de extrema pobreza.


“A metodologia Synapse é baseada na neuroeducação, tem foco no dia a dia, nos saberes e na experiência prática dos professores em sala de aula. Então unimos a base científica a essa sabedoria dos profissionais para que eles possam implementar um método que de fato faça sentido para ele e para a sua comunidade, dentro daquele contexto”, comenta Yago Reis, diretor executivo da Rede Synapse.

Este é o segundo ciclo do projeto, que iniciou em 2023 por meio de uma parceria da Hydro com o grupo Lorinvest e o Movimento Bem Maior e tem previsão de passar ainda por Tomé-Açu e Moju. “A Hydro possui o desafio de capacitar mais de 500 mil pessoas nos territórios onde ela atua e essa parceria é estratégica nesse sentido. Esta é uma grande oportunidade de contribuir para o desenvolvimento territorial conjunto na região com foco na educação, esperamos começar o trabalho nos próximos municípios assim que possível”, comenta Eduardo Figueiredo, Diretor de Sustentabilidade e Impacto Social da Hydro.

O projeto foi selecionado em um edital de matchfunding do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2021 e tem execução do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI). No ano passado, 91,5% dos professores inscritos na formação concluíram o curso no município e três deles aceitaram ser reaplicadores da metodologia e repassar o conhecimento para outros educadores da região.

“Eu espero somar esse conhecimento aos meus métodos e me atualizar com novas possibilidades para a sala de aula. O Synapse é uma metodologia inovadora e que com certeza contribuirá muito para o nosso processo de ensino e para a aprendizagem dos alunos acaraenses”, explica o professor Eduardo Silva, que está participando pela primeira vez da formação.

A previsão de conclusão das duas turmas que iniciaram em 2024 é para setembro. “O sonho de todo professor é ver a sua comunidade educada, aprendendo cada vez mais. Não é o prédio, a sala, a cadeira, os móveis: é cada pessoa que está ali se transformando e você estar ali contribuindo para aquilo e colocando um pouco de conhecimento na vida dele, sendo um ponto de referência para aquele estudante”, conclui Vanessa.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia